III JISMA - Programação
Dia 18 de junho
14h: Master-class de Márcio Câmara: “Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história”. Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), Rio de Janeiro
19h: Abertura na Cinemateca do MAM-Rio
- Cadu Pereira ao piano acompanha o filme Recreation (Charles Chaplin, 1914)
- Demonstração aberta e Cine Concerto com a Cineorquestra Soundpainting Rio. Filme: A Viagem à Lua (George Méliès, 1902).
Mesas redondas
Local: CBAE
Dia 19 de junho (terça-feira)
Manhã
9h – 10h45: Música, audiovisual e mercado. Moderação: Geórgia Cynara Souza (UEG).
- Geórgia Cynara Souza (UEG): “André Abujamra e Márcio Nigro: parceria na composição da trilha musical de ‘O contador de histórias’”
- Iasha Oliveira Salerno (UFSCar): “Céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila”
- Márcio Pizzi de Oliveira (UNIRIO/CEFET): “Reestruturação do mercado musical e o licenciamento musical: a flexibilização e a diversificação da parceria entre música e audiovisual”
11h15 – 13h: Música preexistente no audiovisual I. Moderação: Maurício Monteiro (UFOP)
- Camila Martins da Silva (UAM) e Maurício Monteiro (UFOP): “A Retórica do Timbre- O Caso de ‘Barry Lyndon’ de Stanley Kubrick”
- Alexandre Fenerich (UNIRIO): “Escutas da música de Gyorgy Ligeti por dois trabalhos audiovisuais”
- Roberto Reiniger (UAM): “Cinema, literatura, trilha sonora e a adaptação interdisciplinar do roteiro cinematográfico contemporâneo - Uma análise do filme ‘Bronson’ (2008)”
Tarde
14h30 – 16h15: Videoclipe. Moderação: Ariane Holzbach (UFF)
- Sixto José Parollo Júnior (UAM): “A linguagem dos videoclipes do R.E.M. na obra do diretor James Herbert”.
- Rodrigo Fonseca e Rodrigues (FUMEC) e Alessandra Nardini (FUMEC): “O videoclipe e o rap nacional: políticas na promoção audiovisual de artistas emergentes”.
- Leonardo Ribeiro Santos (PUC-SP): “Uma análise Semiótica Psicanalítica para entender a transformação estética da periferia paulistana através do videoclipe Vida Loka parte 2 dos Racionais MC’s”
16h45 – 18h30: “Percepções e territorialidades no audiovisual”. Moderação: Aline Couri (EBA – UFRJ)
- Arnaldo di Pace (UFRJ / Universidad de Quilmes, Argentina): “Elogio del error”
- Orlando Scarpa Neto (PPGM-UFRJ): “O visual no acusmático: espaço, cotidiano, memória e narrativa em Transporte público, parte 2”
- Daniel Dória (UFPR): “Entre paisagens e territórios: espaço, som e autenticidade nas narrativas fílmicas da história do Blues”
Dia 20 de junho (quarta-feira)
Manhã
9h – 10h45: Sonoridades no audiovisual. Moderação: Rodolfo Caesar (PPGM-UFRJ)
- Asdrúbal de Novaes Savioli (UAM): “O que toca a banda do circo? Análise das sonoridades nas cenas de picadeiro do filme ‘O Palhaço’ (2011).”
- Rodolfo Coelho de Souza (USP) e Juliano Oliveira (USP): “Da significação musical em ‘Interestelar’ (2014): sonoridades, minimalismo e intertextualidade”
- Vicente Reis de Souza Farias (UFRB / UFBA): “A produção de sentidos emergente no game ‘Amnesia, the dark descent’”
11h15 – 13h: Música e som no documentário e outras formas de não-ficção. Moderação: Fernando Morais da Costa (UFF)
- Renan Paiva Chaves (UNICAMP): “Música e documentário”
- Glauber Brito Matos Lacerda (UESB / UFBA): “Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana”
- Leonardo Vidigal (UFMG): “Rockers e Dread, Beat and Blood: filmar o som no cinema de gênero musical”
Tarde
14h30 – 16h15: Performances ao vivo de música e som no audiovisual. Moderação: Fernando Salis (UFRJ)
- Marina Mapurunga (UFRB) e Daniele dos Santos Costa (UFRB): “Natureza Urbana Natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema”
- Taiyo Jean Omura (UNIRIO): “Notas sobre como velhos silenciosos podem despertar jovens barulhentos: Cine Concertos do Soundpainting RIO”
- Guilherme Martins (IFG): “Onomatorquestra: o ruído como ferramenta didática”
16h45 – 18h30: Música preexistente no audiovisual II. Moderação: Luíza Alvim (PPGM-UFRJ)
- Luíza Alvim (PPGM-UFRJ) e Juliana Coelho de Mello Menezes (PPGM-UFRJ): “Chabrol e a ópera na Nouvelle Vague”
- Marcus Vinicius Marvila das Neves (UFES): “O lugar da música não-original no desenho de som de ‘Paranoid Park’, de Gus Van Sant, uma perquirição”
- Ana Carolina Tardivo Alves (UFSCar): “Usos narrativos distintos da trilha original e da trilha compilada e popular em ‘The Handmaid’s Tale’ (2017)”
18h30: Lançamento de livros
19h: Apresentação audio-visual do ABSTRAI Ensemble. Sax: Pedro Bittencourt. Guitarra: Fabio Adour.
Dia 21 de junho (quinta-feira)
Manhã
9h – 10h45: Musicais. Moderador: João Luiz Vieira (UFF)
- Jocimar Soares Dias Júnior (PPGCine-UFF): “Perspectivas queer do musical americano: os números musicais de Vincente Minnelli”
- Luiz Fernando Wlian (ECO-UFRJ): “O momento musical como um investimento queer: notas sobre o conceito de fratura”
- Carolina Amaral (PPGCine-UFF): “Apenas uma garota apaixonada: Crazy ex-girlfriend, musical, paródia e comédia romântica”
11h15 – 13h: Fronteiras entre som e música. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Fernando Nunes Aranha (PUC-RJ): “O som e as músicas não codificadas do filme ‘Onde os Fracos não Têm Vez’”
- Ricardo César Campos Maia Júnior (Faculdades Integradas Barros Melo): “A convergência contemporânea do score com o sound design no cinema em ‘Som ao Redor’ e ‘Mother’.”
- Deyvid Willian Martins (IFC / UFMG) e Sérgio Freire (UFMG): “Contribuições narrativas do sound design para o Capítulo II do Decálogo”
Tarde
14h30 – 16h15h: Voz e relações entre imagem e som no audiovisual contemporâneo. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Ana Paula Aquino Caixeta (UNICAMP): “Depois da partida: Compreensões acerca da voz-over ensaística em ‘Elena’ (Petra Costa 2012) e ‘Coração de Cachorro’ (Laurie Anderson, 2015)”
- Joice Scavone Costa (PPGCine-UFF / FACHA): “Por que houve um aumento de filmes sem sincronia no cinema contemporâneo?”
- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “A(s) Imagem(ns) audiovisual(is)”
16h45 – 18h30: Aspectos teóricos do som e da música no audiovisual. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Marcelo de Campos Velho Birck (UFSM): “Analogias entre as Percepções Visual e Audível: a Metáfora Estruturante como Recurso Criativo”
- Marina Dias Miranda (PPGCine-UFF): “O som como reprodutor de subjetividades: Pier Paolo Pasolini e o Nuevo Cine Argentino”.
- Alexandre Camargo Scarpelli (UFSCar): “Legado clássico e questões sobre inaudibilidade na trilha musical do filme ‘Gravidade’ (2013)”
18h30: Lançamento de livros
19h: Encerramento
Apresentação de vídeos-músicas de Marcelo Carneiro de Lima:
- “Lev” (produzido junto ao editor de imagens e cineasta João Felipe Freitas), 10 min
- “Espectros” (com Rodrigo Maia, Bruno Temer e Thiago Maia), 8 min.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .