Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

1. AVALIAÇÃO E REVISÃO DO RESUMO

Para avaliação dos resumos será constituída uma comissão avaliadora, composta por consultores “ad hoc” internos e externos, docentes e técnicos de nível superior da UFRJ e de outras universidades, que deverão avaliar o atendimento as normas do edital.

A Comissão Organizadora do congresso receberá inscrição de avaliadores e analisará o currículo dos inscritos para formar a comissão avaliadora.

O resumo inscrito poderá: a) ser aceito na íntegra; b) ter aceite condicionado à revisão do texto; c) ser rejeitado.

De 17 a 24 de julho de 2015, os autores e coordenadores deverão consultar seus resumos neste Sistema, para certificarem-se da necessidade ou não de revisão dos trabalhos inscritos. Será possível interpor recurso, por e-mail, no mesmo período.

A falta de atendimento às recomendações dos avaliadores resultará em rejeição do trabalho.

A Comissão Científica do Congresso deverá avaliar a revisão do texto solicitada e poderá rejeitar os resumos que não atenderem à solicitação do avaliador.

2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O CONGRESSO

Durante o Congresso cada trabalho apresentado será avaliado por dois avaliadores, sendo um interno e um externo.

Antes do início de cada sessão, o avaliador receberá da organização do congresso, o resumo de cada trabalho a ser avaliado e um formulário de avaliação com os critérios que deverá observar durante a apresentação.

A Comissão avaliará os trabalhos observando o atendimento das diretrizes pactuadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX):

Interação Dialógica - A diretriz Interação Dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.

Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade - Por muitas décadas, as tecnologias de intervenção social têm oscilado entre visões holistas, destinadas a apreender a complexidade do todo, mas condenadas a ser generalistas, e visões especializadas, destinadas a tratar especificidades, mas caracterizadas pelo parcelamento do todo.

A diretriz de Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade para as ações extensionistas busca superar essa dicotomia, combinando especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais, com os quais se desenvolvem as ações de Extensão, ou aos próprios objetivos e objetos dessas ações.

Indissociabilidade Ensino – Pesquisa - Extensão - A diretriz Indissociabilidade Ensino – Pesquisa - Extensão reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). Assim, no âmbito da relação entre Pesquisa e Ensino, a diretriz Indissocibialidade Ensino – Pesquisa - Extensão inaugura possibilidades importantes na trajetória acadêmica do estudante e do professor.

Impacto na Formação do Estudante - As atividades de Extensão Universitária constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam. Esses resultados permitem o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Neste sentido, a participação do estudante nas ações de Extensão Universitária deve estar sustentada em iniciativas que viabilizem a flexibilização curricular e a integralização de créditos.

Impacto e Transformação Social - A diretriz Impacto e Transformação Social reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma m vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas.

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Apresentação

A Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA) é uma conferência anual, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, com publicação dos textos resultantes das apresentações.

ISSN: 2596-1942

 

 

Corpo editorial

Luíza Alvim (UFRJ)

Rodolfo Caesar (UFRJ)

Joice Scavone (FACHA - UFF)

 

Normas para publicação

Todos os textos publicados deverão ter sido apresentados na edição da JISMA correspondente.

Normas para envio dos textos:

  1. Arquivo em formato .doc ou .docx;
  2. Texto com 10 a 15 páginas, incluindo resumo e referências bibliográficas.
  3. Espaçamento 1,5 (e sem espaços entre linhas), formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12;
  4. Título destacado em negrito, em fonte Times New Roman ,tamanho 12; só a primeira letra maiúscula ou quando for um nome próprio.
  5. Autor com alinhamento à direira em linha abaixo do título, fonte Times New Roman, tamanho 12; colocar a filiação em linha abaixo do nome do autor (espaçamento simples).
  6. Resumo após título e nome do autor com até 700 caracteres (com espaço). Três palavras-chave separadas por vírgula. Letra Times New Roman tamanho 10 e espaçamento simples.
  7. Notas de rodapé em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e numeradas em sequência. A primeira deve se relacionar ao título do artigo e conter: “Trabalho apresentado na II Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Auriovisual, realizada de 3 a 6 de julho de 2017, no Rio de Janeiro”.
  8. Destaques ao longo do texto devem ser feitos em itálico, assim como os títulos de filmes e livros.
  9. Se o artigo for dividido em partes, alinhá-las à esquerda, com numeração sequencial (1.; 2.; etc) e em negrito.
  10. As citações referenciais não vão em nota de rodapé, devendo ser identificadas (entre parênteses) no texto, logo após o trecho citado, colocando o sobrenome do autor (com todas as letras em maiúscula), o ano e, quando necessário, a página (sistema autor-data da ABNT: quando o nome do autor vier entre parênteses, usar caixa alta).
  11. Citações com mais de três linhas deverão vir com recuo de 4 cm, em espaçamento 1, tamanho de fonte 10.
  12. A lista de referências bibliográficas deve estar em ordem alfabética, de acordo com as normas ABNT (6023 e 10520)
  13. Números de página na parte inferior da página, do lado direito. Fonte Times New Roman e tamanho 10.

 

 

Expediente

Periodicidade anual

Idiomas dos textos: português ou espanhol

Editora: Luíza Alvim (pós-doutoranda PPGM - UFRJ)

 

Autor corporativo: Núcleo de Rádio e TV da UFRJ

 

Endereço: Av. Pasteur 250, 2o andar, FCC - Urca, Rio de Janeiro - RJ CEP: 22290-902

 



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Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual - ISSN: 2596-1942