Programa

Programação JISMA

15 de junho, quarta-feira

10h: Abertura

 

10h15min – 12h: Musicais

João Luiz Vieira (PPGCOM-UFF): "O sonho e a música: tensões raciais em Busby Berkeley e Joaquim Pedro de Andrade"

Jocimar Dias Jr (PPGCOM-UFF): “Números musicais, momentos musicais: a música nos filmes e o conceito de ritornelo”

Ariane Holzbach (Departamento de Estudos de Mídia-UFF): “Música, entretenimento e You Tube: reconfigurações do videoclip a partir do seriado Glee

 

14h – 15h45min: Tecnologias digitais e práticas contemporâneas

Afonso Claudio Figueiredo (PPGTLCOM - ECO UFRJ): "Do analógico ao digital: Admirável Mundo Novo?"

Schneider Souza (PPGCOM-UFF): "A Game Music na contemporaneidade: dos games às práticas musicais no YouTube"

Orlando Scarpa (PPGM-UFRJ /CBM-CEU): “Gesto, fonte e espaço: considerações sobre os aspectos visuais da música eletrônica”.

 

16h-17h45min: Cinema silencioso e passagem para o cinema sonoro

Fábio Lucas Jóia (PPGM-UFRJ): “Cinema, Música e Sociedade: As práticas musicais no cinema silencioso na região sul do Espírito Santo nas duas primeiras décadas do séc. XX”.

Joice Scavone (PPGCOM-UFF): “O primeiro filme sonoro da Cinédia: musicado, falado, ou sincronizado?”

Rafael de Luna Freire (PPGCOM-UFF): “O impacto do cinema sonoro no circuito exibidor carioca: 1929-1930”.

 

16 de junho, quinta-feira

 

10h-11h45min: Direitos autorais para música no audiovisual

Alexandre Negreiros (SENAC-Rio): "Aspectos da prevalência dos direitos sobre a música nos usos da obra AV"

Márcio Pizzi de Oliveira (PPGM-UNIRIO / CEFET-RJ): “A cadeia de suprimentos do mercado de licenciamento musical”

Leonardo de Marchi (ECO-UFRJ / FCS-UERJ): “Novos modelos de negócio e direitos autorais para a música no mercado digital de audiovisual.”

 

14h – 16h: Som, voz e paisagem sonora no audiovisual

Fernando Morais da Costa (PPGCOM-UFF): “Vozes e silêncios no cinema contemporâneo.”

Andreson Carvalho (PPGCOM-UFF / ESPM): “O território sonoro em Sound of Noise

Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): "Representações sonoras da pólis em O som ao Redor e Branco sai, preto fica".

André Luiz Gonçalves de Oliveira (PPGM-UFRJ / UNOESTE SP): "Abordagem fenomenológica/ecológica da escuta no cinema".

 

16h10min – 18h: Música no cinema sonoro

Ivan Capeller (PPGCI-UFRJ): "A Valsa de Ravel e as valsas de Kubrik"

David Tygel (PPGM-UFRJ / PUC RJ): “A Música no Espírito do Filme”

Carlos Henrique Guadalupe Silveira (Université Lumière Lyon 2): "Introduçao ao estudo das expectativas musico-filmicas do espectador".

Bernardo Pellon (PPGM-UFRJ): " Aplicação prática de modelos teóricos sobre relações entre música e imagem”.

 

17 de junho, sexta-feira

 

10h – 11h45min: Em torno de Michel Chion

Luíza Alvim (PPGM-UFRJ): “Contraponto audiovisual? De Eisenstein a Chion.”

Rodrigo Maia Sacic (Paris 3 / AIC): “O mito do som naturalista: problemas de expressão e fraseado audiovisual”

Silvia Boschi (PPGCOM-UFF): “Do vococentrismo ao protagonismo de outras sonoridades no cinema contemporâneo”

Rodolfo Caesar (PPGM-RJ): “Reflexão a partir do i-son de François Bayle: o som-imagem.”

 

14h-16h: Som/Imagem nas artes e tecnologias

Analu Cunha (IA-UERJ /EAV-Parque Lage): “Misunderstood”

Aline Couri (EBA-UFRJ): “INPUT/OUTPUT: informação, som , imagem”

Marcelo Carneiro de Lima (PPGM-UNIRIO): “Video-Música=ComposiçãoAudiovisual”

Fernando Ariani (EEP-UNIRIO): “Tecnologia ... para o quê?”

 

16h15min – 17h20min: “O descobrimento do Brasil”

Tatyana de Alencar Jacques (PPGMUS-UDESC) : “As Suítes do Descobrimento do Brasil de Villa-Lobos: Música do filme de Humberto Mauro?”

Carlos Eduardo Pereira (MAM-RJ): “A Representação dos índios do Humberto Mauro na música de Villa-Lobos em O Descobrimento do Brasil.”

 

17h30min – 18h: Encerramento com apresentação do filme "The spanish gipsy" (D. W. Griffith, 1911, 17 min. Intertítulos em inglês) e acompanhamento ao piano de Cadu Pereira.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual - ISSN: 2596-1942