Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde
Renata Borba de Amorim Oliveira

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


A promoção do envelhecimento saudável é uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa no Brasil e converge com a perspectiva da promoção da saúde, que visa trabalhar uma concepção positiva de saúde que supõe a participação dos diversos atores sociais e a adoção de múltiplas estratégias. O projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde é amplamente reconhecido tanto no âmbito universitário quanto pela comunidade local, está bem consolidado na região, tendo iniciado suas atividades em 2014. Desde então, desenvolve ações em diversos cenários de atuação social do idoso macaense. O projeto é composto por docentes do Campus UFRJ-Macaé, discentes bolsistas e acadêmicos voluntários. As atividades possuem como recorte teórico a saúde do idoso enquanto processo subjetivo, e são planejadas tendo como base as propostas e diretrizes da educação popular em saúde. As atividades têm como finalidade o fortalecimento da autonomia e do protagonismo do sujeito, visando a promoção da saúde nos aspectos biopsicossociais. Tais ações permitem o compartilhamento de saberes entre comunidade-universidade, auxiliando a formação de alunos envolvidos com a realidade social local, por meio do estreitamento da distância entre a teoria e prática e oportunizando rica troca de conhecimentos. O projeto visa propor aos estudantes uma reflexão sobre o desafio das ações em saúde por meio do diálogo entre promoção de saúde e o processo de envelhecimento.


Palavras-chave


envelhecimento, nutrição, promoção da saúde

Referências


BRASIL - Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Política Nacional de Promoção da Saúde, 3a ed., 2010.

 

FORPROEX. Fórum de pró-reitores de extensão das instituições públicas de educação superior brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. (Coleção Extensão Universitária, v. 7).

 

OLIVEIRA et al. Relato de experiência do projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde - ENUSA. In: Lourenço, Ana Eliza Port & Bergold, Leila Brito. Saberes e experiências de extensão em promoção da saúde. Ed Essentia, Campos dos Goytacazes, pág. 81-91, 2019.