Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Injustiças Ambientais de Duque de Caxias - TOXIC TOUR
Tatiana Ribeiro Pires dos Santos

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


No ano de 2017, em parceria com o Museu Vivo do São Bento (MVSB), foi criado o projeto de extensão “Os dez anos do Campus UFRJ Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade”. Este projeto, aprovado internamente na UFRJ, ainda está ativo e possui 2 dimensões: 1a- a construção de um “acervo de memória” de formação do Campus UFRJ no município de Duque de Caxias e 2a- realização de visitas guiadas a locais que apresentam graves problemas ambientais, situando-os dentro da história do município. Esta  segunda  atividade, denominada “Toxic Tour”,  está sendo submetida à 1a Mostra Virtual de Projetos (MOVIP).

O “Toxic Tour” visa, não só colocar a comunidade acadêmica do nosso Campus e os alunos das escolas, frente a frente com comunidades de baixa renda que estão sendo mais diretamente afetadas por múltiplas formas de poluição, mas também fazer germinar ideias, eventualmente de caráter tecnológico, que possam minimizar estes efeitos. Através do fortalecimento da interação da UFRJ Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade com o Museu Vivo do São Bento, pretendemos, não só aumentar o sentimento de pertencimento de nossa Instituição ao município de Duque de Caxias, mas também, aproximar os alunos das escolas e a população local da comunidade acadêmica da UFRJ

Palavras-chave


Áreas ambientalmente degradadas (Toxic Tour); Poluição ambiental; Duque de Caxias.

Referências


1. SOUZA, Marlucia Santos; TARDIM, Filipo da Silva. Mapeamento das injustiças ambientais no município de Duque de Caxias e Baixada Fluminense. [Rio de Janeiro.: s.n., 2018]. 151p.

2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade. Pós-graduação. Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores.  Disponível em :

http://caxias.ufrj.br/index.php/pos-graduacao/mestrado-profissional-em-formacao-em-ciencias-para-professores. Acesso em 26/05/2021.

3. @CAPACOMICS. Disponível em:

https://linktr.ee/CAPAComics?fbclid=IwAR1P_U2i_S9Dj2KzVpAXFtFs1C-IVc37_6aBYzPUbnGPNDxGtpE2D_ZN2X4. Acesso em 26/05/2021.


Texto completo: PDF