Última alteração: 2021-06-23
Resumo
Vivemos em um planeta único. Em 2050, nosso planeta contará com aproximadamente 9 bilhões de seres humanos, segundo estimativa das Nações Unidas publicada em 2001. Apenas para alimentar adequadamente a população, a quantidade de produtos vegetais terá que dobrar (Mazoyer et al., 2008).
Schmidt e Cohen (2013) defendem que se formos capazes de fazer mais no mundo virtual, tornaremos os mecanismos do nosso mundo físico mais eficientes. Assim, para melhor entender os elementos do contexto do agronegócio sustentável, talvez possamos aprender a encontrar os melhores caminhos a seguir e influenciá-los a nosso favor.
Esta pesquisa em andamento tem como objetivo realizar a aplicação prática do Método de Financiamento Incremental (IFM) relacionado à base do Sistema Agrícola de Próxima Geração (SAPG), para melhor entender como podemos levar para a Gestão de Projetos Sustentáveis de Agronegócio a metodologia IFM proposta por Denne e Cleland-Huang (2004), com a finalidade de aprimorar a utilização dos solos, ao mesmo tempo que se possa melhorar o retorno financeiro e antecipar o ponto de sustentabilidade na produção agrícola, mantendo a segurança de solos.
Palavras-chave
Referências
DENNE, Mark; CLELAND-HUANG, Jane. The incremental funding method: Data-driven software development. IEEE software, v. 21, n. 3, p. 39-47, 2004.
MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo. Do Neolítico à crise contemporânea. São Paulo, Editora UNESP, 2008.
SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. The new digital age: Reshaping the future of people, nations and business. Hachette UK, 2013.