Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Adoção de tecnologias para alunos com TDAH: uma proposta de framework para o Ensino Público Brasileiro
Tainá Guimarães Souza, Mônica Ferreira Silva, Renato Monteleão Brum Alves, Waldir Siqueira Moura

Última alteração: 2021-07-06

Resumo


Os levantamentos populacionais sugerem que cerca de 5% das crianças sejam afetadas com a doença com o TDAH e ele gera danos na aprendizagem dos alunos. Sabe-se que muitas vezes o aluno com TDAH possui uma maior inclinação para desenvolvimento do vício de tecnologias computacionais. Devido a isto percebe-se está inclinação como benefício para o uso de um artefato da tecnologia da informação para apoio no ensino destes alunos.

Assim os objetivos específicos deste trabalho são: criar uma proposta de framework, com tecnologia da informação para alunos com possível TDAH, que possa ser utilizado pelo MEC. Da mesma forma descobrir de que forma a adoção de tecnologia inserida no framework pode auxiliar no ensino para estes alunos.

Esta pesquisa possui cunho quantitativo-qualitativo e é exploratória-interpretativa. Inicialmente na contextualização do problema e rastreamento de trabalhos já realizados será utilizado do método dedutivo tendo em vista instruir-se do conteúdo necessário para realização da pesquisa.

Em segundo momento haverá pesquisa empírica de campo utilizando para coleta a metodologia da etnografia. Neste período será selecionada uma ferramenta que obteve sucesso na pesquisa e mais se adequa a realidade nacional para ser utilizada no framework, analisando sua adoção pelo UTAUT 2. Esta pesquisa pretende utilizar como unidade de análise os alunos com possível TDAH do Ensino Básico Público Brasileiro, com idade de 6 a 11 anos.

No momento presente, a pesquisa apresentou resultado parcial com a construção de um framework generalizado, que contém três passos. Como se trata de uma pesquisa em andamento, neste momento não temos conclusões adequadas a realidade nacional, mas já deduzimos que o framework nasceu com a finalidade de garantir acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa para os alunos com TDAH.

 

 


Palavras-chave


TDAH; Adoção de Tecnologias; Ensino

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disorders. 3 ed. Washington: American Psychiatric Association, 1980.

DIAS, D. S.; SILVA, M. F.; Como Escrever uma Monografia: Manual de elaboração com exemplos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2010.

KHECHINE, H.; LAKHAL, S.; NDJAMBOU; P. A meta-analysis of the UTAUT model: Eleven years later. Canadian Journal of Administrative Sciences, v. 33, p. 138-152, 2016.

MATTOS, P. No mundo da lua: 100 perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 17ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, M. F. Fatores Humanos e sua influência na Intenção de Uso de Sistemas de Informação. 2006. 143 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.