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PROMOÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: AÇÕES EDUCATIVAS PARA ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
Última alteração: 2021-07-07
Resumo
O projeto de extensão intitulado “promoção à saúde da pessoa com deficiência: ações educativas para atividades da vida diária”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Reabilitação e Inclusão Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEPRIS-UFRJ), tem como campo de atuação o desenvolvimento de estudos e ações educativas na perspectiva da promoção à saúde e da inclusão social à pessoa com deficiência (PcD). O projeto traz a interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade como diretrizes, além do impacto na formação do estudante e na transformação social no município de Macaé. A ação extensionista tem como objetivos elaborar espaços de trocas de saberes para as ações educativas nas atividades de vida diária da pessoa com deficiência por meio de mídias digitais; estimular o compartilhamento de saberes sobre as atividades de vida diária (AVD's) da pessoa com deficiência e a comunidade; construir materiais educativos sobre ações de promoção da saúde para a pessoa com deficiência; promover trocas sociais entre a universidade e a pessoa com deficiência; desenvolver pesquisas e ações que ajudem as pessoas com deficiências a manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente e na fase de adaptação; criar dispositivos para o conhecimento da pessoa em processo reabilitação na aquisição de habilidades para o cuidado de si; e produzir um ambiente virtual facilitador e impulsionador da inclusão social e acessibilidade para a PcD. O projeto é desenvolvido por meio de encontros quinzenais, que no momento atual da pandemia da COVID-19 estão restritos ao ambiente virtual. Ainda, são realizadas rodas de conversa com profissionais da área e pacientes para garantir a maior integração e produção de conhecimento dentro da temática. Assim, diante da nova realidade mundial imposta pelo avanço da pandemia, o projeto passou a apresentar como foco a elaboração de conteúdos digitais de caráter educativo sobre a reabilitação, prevenção e promoção da saúde da PcD. No entanto, o acesso seguro e autônomo aos dispositivos, aos sistemas e meios de comunicação e informação ainda apresenta diversos obstáculos, comprometendo a promoção da acessibilidade e exigindo, portanto, novas estratégias que assegurem a equidade no ambiente virtual. Por isso, os estudantes estão envolvidos na produção de materiais virtuais voltados à pessoa com deficiência e no desenvolvimento de novos recursos capazes de impulsionar a inclusão digital na perspectiva da educação em saúde, criando, para tal, conteúdos educativos e inclusivos para as redes sociais ligadas ao projeto de extensão. Logo, é imprescindível que novas pesquisas e estudos tragam mais informações sobre o assunto, para que o conteúdo não deixe de circular e também para expandir o grau de informação da sociedade. A atuação do grupo busca, então, reverter o cenário que limita e colabora negativamente para a inclusão social e digital da PcD, de modo que as ferramentas exploradas pelos discentes têm por intuito contribuir para o incremento da acessibilidade e auxílio na redução das barreiras sociais impostas, a fim de garantir o acesso igualitário e a promoção da saúde, ampliando o alcance da informação e ciência.
Palavras-chave
Pessoa com Deficiência; Inclusão Social; Acesso à informação
Referências
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