Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Projeto Escola Solar: Energia Renovável, Futuro Sustentável
Amanda Garcez Veiga, Bruno Gabriel Alves Leite Borges, Maria Luiza Rocco

Última alteração: 2021-07-01

Resumo


O Projeto Escola Solar é um projeto de extensão criado em 2018 e em execução desde 2019 que se propõe a construir uma ponte entre o conhecimento produzido na UFRJ e alunos da rede pública de ensino. Esta iniciativa visa promover um despertar sobre questões socioambientais e contribuir para a formação de jovens mais críticos, conscientes e transformadores da realidade em que vivem. É uma realização do Laboratório de Química de Superfícies (LaQuiS) do IQ/UFRJ, coordenado pela Profa. Maria Luiza Rocco. O projeto estabeleu uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação para execução de palestras, minicursos, oficinas e a implantação de sistemas de células solares orgânicas que atuarão como instrumentos pedagógicos transdisciplinares. O projeto conta com uma equipe  composta por um professor que atua na escola piloto, uma química e oito alunos extensionistas de diferentes unidades da UFRJ, que contribuem de forma proativa para a construção de conhecimentos baseados na pluralidade. Devido às restrições sanitárias, as atividades do último ano se concentraram no planejamento estratégico das ações previstas, além da elaboração de materiais didáticos acessíveis ao público-alvo (estudantes do Ensino Médio) para serem publicados em um perfil no Instagram com o intuito de aproximar estes alunos de conhecimentos relevantes sobre a produção de energia sustentável e outros temas relativos à sustentabilidade.

 


Palavras-chave


Células Solares Orgânicas. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Transdisciplinaridade.

Referências


BAGHER, A. M. Introduction to Organic Solar Cells. Sustainable Energy, v. 2, 2014; p. 85-90.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, Balanço Energético Nacional 2020 - Relatório Síntese / Ano Base 2019. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2020. Acesso em: 29 junho 2021.

TESTER, J.W et al. Sustainable Energy: Choosing Among Options. 2ª. edição. Massachussets, Estados Unidos: The MIT Press, 2012, p. 1056.