Portal de Conferências da UFRJ, 1ª Mostra Virtual de Projetos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Desenvolvimento dos Territórios

Tamanho da fonte: 
Drones ao resgate: um estudo sobre as percepções dos especialistas
Maria Jose Patino Villamizar, Marcela Oliveira França, Marcela Oliveira França, Juliana B. S. França, Juliana B. S. França, Angélica F. S. Dias, Angélica F. S. Dias

Última alteração: 2021-07-01

Resumo


Este projeto apresenta por objetivo a criação de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão no contexto de emergências de forma colaborativa. Disponibilizando informações confiáveis do cenário de emergência para análise de outros usuários; contribuindo para otimizar o tempo de resposta à emergência, pois as mesmas exigem respostas rápidas de especialistas e daqueles que precisam de suporte em situações de risco. A percepção das pessoas sobre as situações de emergência e suas soluções tornou-se um elemento importante da pesquisa acadêmica e prática (GUTWIN e GREENBERG, 2003). O trabalho propõe uma solução colaborativa suportada por uma aplicação web e drones (CORREIA et al, 2020), a qual envolve três aplicações: duas aplicações já existentes, que ficam responsáveis pela captura de imagens via drone, e disponibilização das mesmas na nuvem, e a aplicação principal web desenvolvida para visualização e edição de forma colaborativa. Nesse contexto, a falta de respostas em tempo real pode afetar ambientes sensíveis e cenários de emergência causando danos irreparáveis. Assim, esta pesquisa visa apoiar os especialistas envolvidos na resposta a emergências, fornecendo-lhes ferramentas e recursos para apoiar seu processo de tomada de decisão (BRAVO e OLIVEIRA, 2018). Deste jeito o projeto busca servir de apoio às etapas de prevenção e de resposta com uma solução útil para apoiar a tomada de decisão de agentes responsáveis pela resposta a situações de emergência por meio de: disponibilização de informações sobre o cenário; redução de riscos e menor tempo de resposta; análise colaborativa do cenário agregando conhecimento; funcionalidades amigáveis e agrupadas; satisfação de necessidade de ferramentas de apoio às emergências, por parte do Corpo de Bombeiros; histórico da colaboração poderá ser utilizado para análises posteriores. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico sobre os temas relacionados, baseando-se em materiais publicados, como livros, teses, dissertações, notícias e materiais de empresas relevantes em seu meio. Para avaliação usamos um experimento controlado e um questionário o qual foi respondido por um grupo de especialistas na área de resposta à emergência. No geral, em termos de facilidade de uso, a ferramenta foi avaliada como intuitiva, e permitiu a inserção das informações desejadas pelos especialistas. Referente ao tema de colaboração, disseram que o material gerado pelos outros especialistas através da ferramenta foi útil para análise da situação simulada.

Palavras-chave


Drones; Emergência; Tecnologia; Colaboração

Referências


BRAVO, L., and OLIVEIRA, C.. The Use of UAVs in Humanitarian Relief. Production and Operations Management. Production and Operations Management Society, pp. 1–20, 2018. CORREIA, H. R.; RUBIM, I. C.; DIAS, A. F. S.; FRANÇA, J.B.S.; BORGES, M.R.S. Drones to the Rescue: A Support Solution for Emergency Response. A Support Solution for Emergency Response. Proceedings of the 17th ISCRAM Conference – Blacksburg, VA, USA May 2020.
GUTWIN, GREENBERG, S. A Descriptive Framework of Workspace Awareness for Real- Time Groupware. In: Computer Supported Cooperative Work, v. 11(3-4), p.411-446, Special Issue on Awareness in CSCW. Kluwer Academic Press, 2002.