Portal de Conferências da UFRJ


O Portal de Conferências da UFRJ abriga os eventos acadêmicos de Ensino, pesquisa e Extensão produzidos no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica em consonância com o padrão de avaliação duplo cega (duble blind) da Comunicação Científica.

Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

Criado em 1999, o Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ reúne anualmente pesquisadores, docentes e discentes da instituição e de outros centros para discussão e intercâmbio de informações sobre pesquisas em andamento nas áreas cobertas pelas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Desde sua 15ª edição em 2016, o evento tem contado também com a participação de pesquisadores de instituições em âmbito nacional.

Acessar a conferência

Congresso Brasileiro de Economia Social, Solidária e Cooperativismo

O I Congresso Brasileiro de Economia Social, Solidária e Cooperativismo será realizado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, visando discutir Economia Social e Solidária, Economia Pública e Cooperativismo, no Brasil e na América Latina.

A proposta do evento é discutir novos caminhos para este movimento, voltado a geração de trabalho e renda a populações mais vulneráveis, em função da crise provocada pela pandemia global da COVID-19, que trouxe pioria significativa dos indicadores econômicos e sociais em todo o mundo.

O Congresso será realizado no período de 24 a 26 de agosto de 2022, no Palácio Universitário, na Praia Vermelha. Ocorrerá de forma híbrida, a fim de permitir que os participantes que ainda não puderem se locomover na ocasião e atuar presencialmente, possam participar das atividades e ampliar as possibilidades de troca de conhecimentos que acontecerá no Estado do Rio de Janeiro.

Acessar a conferência

Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva

O LEPIDEFE (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar) vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ) e o GEPEC (Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF-UFRN), estão organizando o 1º Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva.

Acessar a conferência

Congresso de Extensão da UFRJ

O XII Congresso de Extensão Universitária tem por objetivo principal avaliar a Extensão Universitária na UFRJ por meio da apresentação dos resultados dos Programas e Projetos de Extensão da UFRJ concluídos, ou em andamento no ano de 2014/2015 e propiciar um momento de discussão e reflexão sobre Extensão Universitária e sua contribuição na formação cidadã dos estudantes de graduação, promovendo a articulação interna das atividades de Extensão da UFRJ.

Acessar a conferência

Congresso Nacional de Administração e Contabilidade

O Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis – AdCont é uma realização da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FACC/UFRJ – em co-realização com outras prestigiadas instituições, proporcionando discussão de temas relevantes nas áreas de Administração e Ciências Contábeis para acadêmicos e profissionais.

Acessar a conferência

Jornada do Grupo de Pesquisa Sexualidade, Gênero, Feminismo(s)

Evento com o obejtivo de reunir e visibilizar os trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, na convergência dos eixos temáticos sobre gênero e sexualidade na literatura, no cinema e na música. A dinâmica das relações de gênero está associada aos elementos sociais e raciais que definem as identidades dos sujeitos, pois como nos lembra a filósofa Judith Butler “não há como se pensar na categoria de mulheres de forma homogênea.”

Acessar a conferência

Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual

Em junho de 2016, foi realizada a primeira JISMA, Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, na Cinemateca do MAM-Rio, como parte do projeto de pós-doutorado de Luíza Alvim, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM-UFRJ), com apoio do programa. A jornada contou com 30 pesquisadores de várias universidades do Rio de Janeiro e de outros estados, congregando estudiosos dos campos de Cinema, Comunicação, Música e Artes sobre a música e o som em vários objetos audiovisuais e com diversos enfoques.

Em 2017 e 2018, foram realizadas a II e a III JISMA, respectivamente, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos e na Cinemateca do MAM-Rio, com chamada aberta e reunindo pesquisadores do Brasil inteiro, com apoio, além do PPGM-UFRJ, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Em 2019, realizamos a quarta edição da JISMA de 27 a 31 de maio, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, contando com os apoios do PPGM-UFRJ e do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ. Para detalhes, acesse a conferência.

ISSN: 2596-1942

Acessar a conferência

Mostra Virtual de Projetos

O objetivo do 1° MOVIP é divulgar os 17 ODS para sociedade e as instituições a fim de apontar caminhos para a proposição e implementação de projetos de forma a promover o desenvolvimento sustentável em toda sua amplitude; Incentivar a proposição de novas iniciativas, além disso, divulgar conhecimentos acerca dos 17 ODS, os indicadores dos ODS nos municípios e as boas práticas inovadoras e promotoras do desenvolvimento nos municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Macaé.

Acessar a conferência

Seminário 10 anos de Políticas de Cotas

A Câmara de Políticas Raciais da UFRJ tem a finalidade de objetiva discutir os avanços e limitações da política de heteroidentificação, bem como colocar em discussão os métodos, procedimentos e práticas utilizados nas heteroidentificações, a nível nacional, baseando-se nas experiências de cada Instituição de Ensino Superior.

Acessar a conferência

Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS

O Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS: História, Desenvolvimento e Democracia propõe a interlocução, em um mesmo espaço acadêmico, de estudantes, docentes, técnicas/os administrativas/os e terceirizadas/os, incluindo ex-estudantes e aposentadas/os, para a atividade de aniversário de 97 anos da instituição.  Neste sentido, o presente Seminário coloca a própria Universidade Federal do Rio de Janeiro como tema central, esperando transbordar, nas várias temporalidades, passadas/presentes, a discussão dos lugares, saberes e fazeres da UFRJ para as pautas sociais, políticas, científicas, artísticas e culturais, dentro e fora do país.

Acessar a conferência

SINTAE - Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação

O SINTAE UFRJ é um seminário anual realizado desde 2013, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), que visa promover a integração e o diálogo entre os Servidores(as) Técnico-administrativos(as) em Educação da UFRJ e de instituições públicas de ensino superior de todo país, mapeando e dando visibilidade ao conhecimento técnico-científico e às experiências profissionais e sociais da categoria. O evento se consolidou como um espaço de afirmação do fazer e do papel desses profissionais nas instituições.

Acessar a conferência

Seminário do Museu D. João VI

O Seminário do Museu D. João VI – Grupo Entresséculos foi criado em 2010 com intuito de promover e divulgar pesquisas sobre o acervo do Museu D. João VI- EBA - UFRJ. O Seminário, realizado anualmente, também aborda temáticas relacionadas à arte brasileira, latino-americana e europeia dos séculos XIX e XX, ampliando seu território de interesse e abrangência na comunidade científica a cada edição, sem perder o lugar destacado do acervo do Museu D. João VI

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Entresséculos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuaisda Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro(PPGAV / EBA / UFRJ), tem contribuído para que o Rio de Janeiro se consolide como importante centro de estudos sobre a arte no Brasil.

O Grupo Entresséculos - mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX, coordenado pela Profª Drª Marize Malta Teixeira, com a participação da Profª Drª Sonia Gomes Pereira, Profª Drª Ana Maria Tavares Cavalcant e Prof Dr Alberto Martín Chillón. O Grupo investiga o desenvolvimento histórico das artes e ofícios na sociedade brasileira, com prioridade para a produção artística desenvolvida no Rio de Janeiro, do início do século XIX a meados do século XX.

O Grupo Entresséculos tem interesse pelo ponto de vista do processo de produção, circulação e recepção, incluindo o ensino-aprendizagem e sua relação com os sistemas de arte nacionais e estrangeiros. O recorte procura problematizar a coexistência das linguagens ditas tradicionais, acadêmicas e modernas ao longo do período, demarcando um espaço que integra experimentos que não se adequam a visões unilaterais.

Assim, o Seminário do Museu D. João VI – Grupo Entresséculos reúne trabalhos sobre arte nos séculos XIX e XX, com especial atenção à arte brasileira e ao acervo do Museu D. João VI.

Acessar a conferência

Simpósio em Práticas Interpretativas

O I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA tem por objetivo principal a discussão das práticas interpretativas em música no âmbito da graduação e da pós-graduação no Brasil. O evento acontecerá no Rio, em novembro, e em Salvador, em dezembro, ampliando os debates interinstitucionais. Agradecemos à FAPERJ – Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro e à Direção da EM-UFRJ, assim como à toda equipe envolvida, pelo apoio ao evento.
Sejam todos bem-vindos à maratona musical que acontecerá na Escola de Música
da UFRJ!

Acessar a conferência

Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ

Acessar a conferência

Workshop Arte & Ciência

O 1º workshop Arte & Ciência e História. Reflexões sobre a Arte e a Ciência no percurso dapaisagem, propôs o início e a consolidação de um encontro entre profissionais que possuempesquisas que interligam o estudo das transformações da paisagem com as atividadesantrópicas em ambientes naturais, num foro de discussões sobre a Paisagem. Esta foi avaliadaquanto ao seu conteúdo artístico e, ainda, como percebida como cenário de variáveis quedefinem a sua sustentabilidade.

A paisagem, mutável e sistêmica, transforma-se ao longo do tempo ganhando novossignificados, simbolismos e usos, causados por processos naturais e pelo ser humano que seapropria de recursos minerais, ou da própria beleza natural, para desenvolver atividades quevisam o desenvolvimento econômico e social.

Acessar a conferência