Programação geral do “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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A coordenação geral e a comissão organizadora do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música informam que encontra-se disponível no site do Programa a sua programação geral, com início no dia 22 de março às 11 horas com transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube. |
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Publicado: 2021-03-18 | |
Trabalhos aprovados para o “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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A coordenação geral e a comissão organizadora do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música anunciam o resultado final da avaliação dos trabalhos submetidos ao evento nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. De um total 59 submissões, avaliadas por intermédio do Open Conference Systems (OCS) por 70 pareceristas de quatro regiões do país em sistema de avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review), foram aprovadas as 48 seguintes: Aline da Paz, “A necessidade permanente de desconstrução docente como parte do processo pedagógico musical” Aline da Paz, “Mulheres do INM, produção musical e biografias” Almir Calebe Marcião dos Santos, “Música e inteligência: a educação musical como meio para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, psicológicas e psicomotoras do ser humano” Ana Miccolis, “Desenvolvimento de sistemas composicionais híbridos a partir de entidades e objetos mapeados no processo composicional de Xenakis” Ariane Isabel Petri, “Processos de variação na música e em áreas extramusicais: nada de novo sob o sol?” Daniel Gouvea Pizaia, “O performer enquanto sujeito protagonista: limites conceituais e empíricos na indeterminação e colaboração” Danielly de Souza Silva e Maria José Chevitarese, “Breve panorama composicional de Ernani Aguiar: uma abordagem cronológica de sua produção” Eduardo Henrique Santos e Ana Paula da Matta Machado Avvad, “A improvisação musical e a estética transcendental kantiana: a filosofia pode detrás das decisões em tempo real” Eduardo Henrique Santos e Ana Paula da Matta Machado Avvad, “Blirium C9, de Gilberto Mendes: Improvisação e indeterminação ou justaposição dos termos?” Fabio Adour da Camara e Ricardo de Almeida Gonçalves, “Reorganizações motívico-fraseológicas da peça Gnomus, de Modest Mussorgsky, em The Gnome, de ELP” Fabio Adour da Câmara e Cláudio Pereira de Souza, “Em busca do Perfil Conceitual de Percepção Musical” Fabrício Solano Gonçalves, “Compondo (com) o Som: quando a composição musical emerge da pesquisa” Fernando Henrique dos Santos, “Performance musical no século XXI: abordagens e processos criativos de conjuntos ibero-americanos de música contemporânea” Fernando Vago Santana e Leonardo Gavinho de Azevedo, “Abordagens de desenvolvimento da proficiência pianística a partir de excertos de repertório: contribuições de Alberto Jonás e Neil Stannard” Filipe de Matos Rocha, “Sistemas composicionais desenvolvidos a partir da Análise dos Padrões Rítmicos (APR)” Giselle Justino Fonseca, “Chiquinha Gonzaga e o universo sacro refletido em suas obras” Gislene Natera, “Musiquinha – o uso do diminutivo na Educação Infantil” Hugo Farias de Sousa, “Ensino de violão e Hibridismo Cultural: reflexões sobre a pedagogia do instrumento” Ivette Janet Céspedes Gómez, “In Memoriam Frank País de Harold Gramatges: estudo de seus marcos de recepção nacional e internacional (1961-1976)” José de Carvalho Oliveira e Marco Túlio de Paula Pinto, “Peixinho danse le frevo au Brésil, Gilberto Mendes (1999) – pluralidade estilística, interpretação e construção da performance: apontamentos iniciais” José Evangelista da Silva Junior e Daniel Junqueira Tarquínio, “O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes: estratégias para preparação da performance” Leonardo Moraes Batista, Acsa Braga Costa, Danilo Cunha de Jesus dos Santos, Thamara Collares do Nascimento e Victor Hugo Costa Cantuária da Silva, “Mas a música não veio de lá, da Europa? Questões para pensarmos a pesquisa desde a etnomusicologia” Liduino José Pitombeira de Oliveira, “Sistemas composicionais: tipologia e bases epistemológicas” Marcele Pedrotti Dutra Meneses, “O circuito das companhias líricas musicais entre 1850 e 1870 na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Rio Grande (RS)” Maria Aida Falcão Santos Barroso, “Influências armoriais na composição para cravo no Brasil” Maria Alice Volpe e José Jarbas Pinheiro Ruas Junior, “Cartografia musical do Rio de Janeiro em 1845: empresas, instituições e associações” Maria Clara Peinado Pereira, “O sistema de afinação de 31 partes por oitava de Nicola Vicentino” Maria José Bernardes Di Cavalcanti, “Repertório didático pianístico: avaliação em níveis de dificuldades para uma aplicação metodológica de ensino” Mateus Alencar Nikel e Monique Andries Nogueira, “A pontuação sobre tempo de trabalho pregresso em educação básica nas seleções para formador docente em educação musical: amostra do estado do Rio de Janeiro” Matteo Ciacchi, “Entre ideologia e estética: música, vanguarda e o ambiente universitário em Pernambuco e na Paraíba na década de 1960” Miriã Cristini Garcia Valeriano de Matos, “O canto coral amador no Brasil em tempos de COVID-19: estratégias de atuação e suas implicações para o futuro” Mirty Kátlhy da Silva Souza, “Maracatu de Baque Virado em transformação: os maracatus recentes” Myrlla Muniz Rebouças, “Na aldeia, o universo – uma interpretação” Nilton Soares da Silva Junior, “O ensino de música na Região Sul fluminense: um levantamento dos projetos socioeducacionais que atuam no ensino de instrumentos musicais” Paula Cristina Cabral Martins, “Lundú característico de Joaquim Callado (1848-1880): análise temporal da parte A através da comparação de gravações para construção de um gesto na interpretação” Pedro Proença e Liduino José Pitombeira de Oliveira, “ParsePy: aplicativo para análise particional em Python” Priscila Loureiro Reis, “Por uma visão da música como obra” Rafael Galvão de Oliveira, “A Base Nacional comum curricular para a educação infantil e a music learning theory de Edwin Gordon: aprendizagem musical na educação infantil (pré-escola)” Roberto Macedo Ribeiro, “A análise estilística como ferramenta para a modelagem sistêmica” Roberto Macedo Ribeiro, “Sistemas dinâmicos: uma interseção com a noção de estilo” Rodrigo Balthar Furman, “Markov Metrics: Modelagem métrica a partir do Dream Theater” Rubia Mara de Almeida Siqueira, “Música, pensamento e interpretação” Samuel Silva, “A produção musical no contexto do disco Afro-sambas: as tensões e contradições entre a indústria fonográfica e fazer artístico” Saulo Luiz Vieira Ligo Junior, “Sério Belluco, arquivo violonístico e trajetória musical” Tiago dos Santos de Souza, “Organicidade e evolução: Caetano Veloso, Tinhorão e a crise da música popular brasileira (1965-1966)” Vinicius Braga e Liduino José Pitombeira de Oliveira, “Desenvolvimento de sistemas composicionais dinâmicos abertos utilizando operações paramétricas” Vinicius Macedo Santos, “Um olhar etnográfico sobre a história dos primeiros conjuntos de saxofones no Brasil a partir dos jornais e fonogramas das primeiras décadas do século XX” Willian da Silva Lizardo, “A edição prática das sonatas para piano de Marcelo Rauta” Informações detalhadas sobre o 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música, como programação geral e links de acesso para o evento, que ocorre inteiramente por via remota entre os dias 22 e 26 de março de 2021, serão divulgadas em breve pela organização do evento. |
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Publicado: 2021-03-10 | |
Chamada de trabalhos para o “19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música” |
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O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ anuncia chamada de trabalhos na modalidade resumo expandido para a décima nona edição do seu Colóquio de Pesquisa, comemorativa dos 40 anos do PPGM-UFRJ. O evento ocorre inteiramente por via remota entre os dias 22 e 26 de março de 2021, com sessões de comunicação relacionadas a pesquisas desenvolvidas em âmbito regional e nacional nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica (com ênfase na História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana), Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. As submissões online devem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2021 através da página do 19° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ: 40 anos de Pesquisa em Música no Portal de Conferências da UFRJ, no link: https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/about/submissions#onlineSubmissions O resultado final será divulgado no dia 10 de março de 2021. Para cadastro como autor, acesse https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/user/account. Para inscrição gratuita no evento, como participante ou ouvinte, acesse https://conferencias.ufrj.br/index.php/cppgm/19cppgm/schedConf/registration |
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Publicado: 2021-01-05 | |
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Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq