Música preexistente no audiovisual e licenciamento
Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos” | |
Geórgia Cynara Coelho de Souza |
Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World | |
Marcus Vinicius Marvila das Neves |
O som no cinema silencioso: do passado ao presente
O SOM DO SURREALISMO NOS ANOS 2000: COMO A ERA DA INTERNET REINVENTOU O SOM DE UM FILME SURREALISTA DE 1928 | |
Guilherme do Amaral Gurgel |
Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo
O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica | |
Natália Marchiori Silva |
A fantasia através do som diegético em La Ciénaga | |
Rebeca Hertzriken, Darcy Tenorio |
Música no cinema brasileiro dos anos 1960
Vereda da Salvação e O Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960 | |
Lucas Reis Pereira |
Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema brasileiro contemporâneo
O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014) | |
Ricardo César Campos Maia Júnior |
Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica | |
Alexandre Camargo Scarpelli |
Raça e música no audiovisual e suas práticas
O PANTERA NEGRA HOLLYWOODIANO: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA (2018) | |
Daniel Dória |
Teorizando documentários sobre sound-systems | |
LEONARDO ALVARES VIDIGAL |
Som, videoarte e videoartistas
A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu | |
Analu Cunha |
The Clock de Christian Marclay: O Cinema Plunderfônico, Arquivo e Dispositivo | |
Adriano Carvalho Araujo Sousa |
Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil | |
Huli de Paula Balász |
Mídias sonoras e intermidialidade
O FONAUTÓGRAFO COMO OBJETO ARQUEOLÓGICO: EXTRATOS DA RACIONALIZAÇÃO DO SOM NO SÉCULO XIX | |
Artur Seidel Fernandes |
Triplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual | |
Leonam Casagrande Dalla Vecchia, Wagner Dornelles |
Som/Imagem
Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren | |
Maria Kauffmann |
La Monte Young e a Notação Musical | |
Bernardo Mouzinho Girauta |
Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira |
Processos criativos e audiovisual
Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa | |
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani |
Processos Criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais | |
Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiavoni |
Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens | |
Cláudio Bezz |
Resumos expandidos de outros trabalhos apresentados
A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em “Call Me By Your Name” | |
Bruno César Leal Santos, Geórgia Cynara Coelho De Silva |
Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950. | |
Guilherme Maia |
Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames | |
Rafael Machado Saldanha, Gustavo Luiz Ferreira Santos |
3X3D: Manipulações Sonoras | |
Mauricio Mário Monteiro, Fabiano Pereira Souza |
Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio | |
Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê |
Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ | |
Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê |
Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa | |
Luiz Fernando Coutinho |
O Uso De Aplicativos De Remixagem Na Criação Musical Para Audiovisual: Estratégias De Ensino Musical Colaborativo No CEFET-RJ | |
Marcio Oliveira |
Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica. | |
Rodolfo Caesar |
Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro | |
Marcio Elisio Carneiro Camara |
Som no cinema, som no vídeo | |
Alexandre Brasil de Matos Guedes |
A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar | |
Luiza Alvim |
A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida | |
Joice Scavone Costa |
Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952) | |
Jocimar Soares Dias Junior |
Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil | |
Rafael de Luna Freire |