Programa

PROGRAMAÇÃO

03 de novembro – Terça-feira

09:00-09:30 │ Abertura

 

09:35–10:15 │ Conferência

Émilie Roffidal – CNRS - UMR 5136, laboratoire FRAMESPA, Université Toulouse-Jean Jaurès

La formation artistique en France au XVIIIe siècle: une histoire institutionnelle entre beaux-arts et arts appliqués
(A formação artística na França no século XVIII: uma história institucional entre belas-artes e artes decorativas).

10:15-10:35 │ Debate

 

10:40 -11:10 │ Palestra

Sonia Gomes Pereira – UFRJ

A construção da disciplina história da arte nos últimos anos da Academia Imperial de Belas Artes.

11:10-11:25 │ Debate

 

11:30-13:15 │ Mesa de comunicações 1

11:30-11:50 │ Almir Paredes Cunha – UFRJ

Almir Paredes Cunha: aluno, professor e diretor da EBA/UFRJ.

11:50-12:10 │ Ricardo A. B. Pereira – UFRJ

Adir Botelho – uma vida dedicada ao ensino de gravura na EBA-UFRJ.

12:10-12:30 │ Rogéria de Ipanema – UFRJ

Um traço de Marcos Varela.

12:30-12:50 │ Patrícia Figueiredo Pedrosa – UFRJ

Ex libris de Marcos Varela.

12:50-13:15 │ Debate

 

13:15-14:30│Intervalo


 

14.30-16:35 │ Mesa de comunicações 2

14:30-14:50 │ Almerinda da Silva Lopes – UFES

Levino Fanzeres: de aluno da ENBA a ganhador do Prêmio de Viagem ao exterior na XIX Exposição Geral (1912).

14:50-15:10 │ Doralice Duque Sobral Filha – UFRJ

De Bethencourt da Silva a Ludovico Berna: breve trajetória do ensino de arquitetura da AIBA no século XIX.

15:10-15:30 │ Cláudia de Oliveira – UFRJ

Angelina Agostini: de filha bastarda à pintora consagrada no Salão de Belas Artes de 1913.

15:30-15:50 │ Priscilla Casagrande – UFRJ

Pedro Weingärtner: a relação entre o artista e o professor.

15:50-16:10 │ Natália dos Santos Nicolich – UFRJ

O artista através do seu ateliê: Rodolpho Amoêdo em Paris no final do século XIX.

 

16:10-16:35 │ Debate

 

16:35-17:05 │ Intervalo

 

17:05-17:35 │ Palestra

Alberto Chillón – UFRJ

A cadeira de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas da Academia Imperial de Belas Artes através da coleção de ceras do Museu D. João VI: mestres e discípulos.

 

17:35-18:05 │ Palestra

Arthur Gomes Valle – UFRRJ

João Victor Rossetti Brancatto – Unicamp

“Rapins de hontem, artistas de hoje:” aprendizes e mestres na ENBA do começo do séc. XX nas memórias de Adalberto P. Mattos.

 

18:05-18:35 │ Debate


 

04 de novembro – Quarta-feira

09:00-09:30 │ Palestra

Maraliz Christo – UFJF

A maquete Plaudite Cives! pertencente ao Museu Mariano Procópio: Modestino Kanto e o concurso promovido pela Câmara dos Deputados Federais para o Palácio Tiradentes.

09:30-09:45 │ Debate

 

09:50-11:55 │ Mesa de comunicações 3

09:50-10:10 │ Heloisa Capel – UFG

Brocos como professor/artista entre a ortodoxia e a experimentação.

10:10-10:30 │ Sandra Makowiecky – UDESC

Marco Antônio Baptista – UDESC

Zeferino da Costa, Sebastião Vieira Fernandes e a igreja da Candelária: um capítulo da história da arte a ser revisto.

10:30-10:50 │ Rodrigo Vivas – UFMG

Má notícia: a suprema dor de Belmiro de Almeida.

10:50-11:10 │ Márcia Valéria Teixeira Rosa – UNIRIO

Augusto Rodrigues Duarte: faces do aluno, professor e pintor.

11:10-11:30 │ Alexandre Palma da Silva – UFRJ

Antônio Rafael Pinto Bandeira (1863-1896): pintura, negritude e docência.

 

11.30-11:55 │ Debate

 

12:00-12:30 │ Sessão de pôsteres 1

Nathalia Azevedo de Paula – Unifesp

Da Academia à Fascinação: Pedro Peres no debate artístico e social pós-abolição.

Vitoria Amadio Oliveira – Unifesp

Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo: a visão do espectador através dos olhos de Otelo.

Débora Poncio Soares – UFRJ

Rodolfo Amoêdo (1857-1941): um estudo comparativo entre seus retratos de figuras femininas e masculinas.

 

12:30-14:00│Intervalo

 

14:00- 16:05 │ Mesa de comunicações 4

14:00-14:20 │ Marina Pereira de Menezes Andrade – UFRJ

O ensino de desenho em teses de cátedras da ENBA (1940-1960).

14:20-14:40 │ Fabriccio Miguel Novelli Duro – Unicamp

Donato Mello Júnior e as Exposições Gerais: memórias e trajetórias compartilhadas entre AIBA, ENBA, UFRJ e MNBA.

14:40-15:00 │ Clarice Ferreira de Sá – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Pierre Henri de Valenciennes: Uma proposta de construção de paisagem.

15:00-15:20 │ Natália Cristina Aquino Gomes – Unifesp

“Retrato do pintor Pedro Weingartner”, por Henrique Bernardelli: mestres da Escola Nacional de Belas Artes na representação do artista.

15:20-15:40 │ João Paulo Ovidio – UFRJ

Renina Katz e os anos de formação na ENBA.

15:40–16:05 │ Debate

 

16:05-16:35 │ Intervalo

 

16:35-17:05 │ Palestra

Luiz Alberto Ribeiro Freire – UFBA

As lições de desenho de Presciliano Silva para Ester Lopes.

17:05-17:35 │ Palestra

Paulo Gomes – UFRGS

Manuel de Araújo Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

 

17:35-18:05 │ Debate


05 de novembro – Quinta-feira

09:00 -9:30 │ Palestra

Ana Maria Tavares Cavalcanti – UFRJ

Antônio Parreiras e a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.

09:30-09:45 │ Debate

 

09:50-11:35 │ Mesa de comunicações 5

09:50-10:10 │ Maria Cristina Volpi – UFRJ

‘Viajar para vêr, e vêr para me instruir’: aspectos da formação de Sofia Magno de Carvalho.

10:10-10:30 │ Raquel Oliveira – UFRJ

Madson Oliveira – UFRJ

O tecido-avental de Sophia Jobim como objeto de ensino.

10:30-10:50 │ Maria Fernanda Lochschmidt – Independente

O artista-artesão na China dos séculos XVIII e XIX e a produção de artigos para exportação exemplificados na coleção Ferreira das Neves.

10:50-11:10 │ Thiago Spindola Motta Fernandes – UFRJ

Encontros, afetos e coletividade: a Escola de Belas Artes (UFRJ) na virada do século.

11:10-11:35 │ Debate

 

11:40-12:20 │ Sessão de pôsteres 2

Paola Matheus – UFRJ

Antônio Baptista da Rocha: um arquiteto brasileiro na Roma oitocentista.

Ariadny Lorrainy da Silva – UFRRJ

Adriana Billini: Aluna e professora precursora na Academia de San Alejandro.

Ana Luisa Bondone – Universidad Nacional de Córdoba

Clementina Zablosky – Universidad Nacional de Córdoba

“Bajo la sombra de los árboles”: Tomasa Linares Garzón y las lecciones de pintura al aire libre en la Academia de Bellas Artes de Córdoba (Argentina).

Lucas Elber de Souza Cavalcanti – UFRJ

Conhecendo Tilde Canti: uma artista-ativista nos anos 30.

12:20-14:00│Intervalo

 

14:00-14:30 │ Palestra

Marize Malta – UFRJ

Álbuns, documentos, obras e memórias de um pintor e professor catedrático: Marques Junior no Museu D. João VI.

14:30-14:45 Debate

 

14:50-16:35 │ Mesa de comunicações 6

14:50-15:10 │ Dalila dos Santos Cerqueira Pinto – UFRJ

Leopoldo Campos: caminhos do tempo e o artista.

15:10-15:30 │ Vanessa C. C. de Mendonça – UNB

Coleção Fayga Ostrower do Museu D. João VI – um acervo em construção.

15:30-15:50 │ Carolina Rodrigues de Lima – UFRJ

Arte e cultura popular na Academia: as contribuições de Renato Miguez.

15:50-16:10 │ Cecilia de Oliveira Ewbank – UFRJ

A presença de artistas da ENBA no acervo do Museu Simoens Silva.

16:10-16:35 │ Debate

 

16:35-17:05 │ Intervalo

 

17:05-17:45 │ Sessão de pôsteres 3

Lindley de Oliveira Corrêa – UFRJ

Dinorá Azevedo de Simas Enéas: o percurso de uma gravurista na Escola Nacional de Belas Artes.

 

Julia Maria de Souza dos Santos – UNIRIO

O artista como conservador: o desempenho de Thomas Georg Driendl no contexto carioca e a Escola Nacional de Belas Artes.

 

Nicole Castilho Reiniger – UNIRIO

Georgina de Albuquerque: uma gestora artista.

 

Eugênia Pereira da Silva – Unicamp

Angelina Agostini para além de sua tela "Vaidade".

17:50-18:20 │ Encerramento

 


 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .