Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Área Temática:
 

Eixo de Trabalho: Educação Básica

Processos de inclusão/exclusão: olhares sobre a Educação Física escolar
Luiza Fagundes Cardozo
DO DIAGNÓSTICO À INCLUSÃO: O CAMINHO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carolina Telhado Duarte
GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Baptista Mousinho Lins
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Bruno dos Santos Del Esposti
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Gabriel Vighini Garozzi, José Francisco Chicon
TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Breno Felipe Régolo da Silva, Sophia França da Cruz, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro
“DESATANDO OS NÓS”: DA SALA DE AULA À QUADRA DA ESCOLA UMA PROPOSTA INCLUSIVA
Jonathan Fernandes de Aguiar, Maria Vitória Campos Mamede Maia
Educação Física Escolar e inclusão de alunos surdos: relatando experiências do cotidiano
Juliana Eiras
Deficiência Múltipla e Educação Física: publicações no Congresso Internacional de Ciências do Esporte
Rodrigo Peixoto, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Ana Patrícia Silva, Gabriela Aragão Souza de Oliveira, Janaína da Silva Oliveira, Márcia Miranda, Camila Muniz Capilupi
DESMISTIFICANDO A IDENTIDADE DE GÊNERO E AS PRÁTICAS SEXISTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Bruno Piedade De Souza
A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Vitor Pereira Rodrigues Ferreira, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior
MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Camila Muniz Capilupi, Ana Patricia Silva, Gabriela Aragão Oliveira, Janaína Silva Ferreira, Marcia Miranda
O FUNK COMO INSTRUMENTO POTENCIAL DE RECONHECIMENTO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL
Lucimar Sant´Anna de Brito Passos
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TEA: ENTRELAÇOS PARA A INCLUSÃO
Bruna Nogueira Pereira, José Ricardo da Silva Ramos
A cultura corporal na Educação Física escolar: Relato de aulas de capoeira
Beatriz Pereira De Souza, Fabianna Ramos
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE
Ana Carla Leocadio de Magalhães, Jaldomir Francisco da Silva Miranda, Isabela Cristina Sines Pires
GESTORAS ESCOLARES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO POMBA - MG
Bruna Medina de Souza, Sarah Carolina Lopes, Priscila Gonçalves Soares, Kátia Josiany Segheto
COPA NA MORAL: RESSIGNIFICANDO AS DIFERENÇAS
Felipe Guaraciaba Formoso
TENSIONANDO O DISPOSITIVO DA HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Leandro Teofilo de Brito
O Parkour como prática alternativa na Educação Física Escolar
Isabela Cristina Sines Pires
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS
Ana Paula da Silva Santos
INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO
Juliana Assis Oliveira, Mariana Amarante Rocha, Bruna Gomes Carvalho, Alysson Daniel Carvalho
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMAGINÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E ESTRATÉGIAS PARA TORNÁ-LAS INCLUSIVAS
Luiz Gustavo Macedo Melo, Hugo Barreto Facundo Castro e Silva
HUKA-HUKA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Roberta Gomes da Silva, Tatianne Filgueira da Nóbrega, July Roberta Amorim
O EVENTO DE LÁ PRA CÁ COMO ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
danielle Pimentel fernandes, Gabriel de Sousa Vandelli Carneiro, Danielle Machado Vasconcellos, Renato Sarti
Obesidade Infantil e sua abordagem na Educação Física escolar
Caroline da Costa Falagan
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LUTAS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mariana Peres, Raquel Ludovino, Mariana Albuquerque, Michele Fonseca
PRECONCEITO DE GÊNERO E INFLUÊNCIA NA EVASÃO DE MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Livia Silva Fernandes
Educação Física Escolar e Transtorno do Espectro Autista: Uma análise das publicações de 2007 a 2017
Victor Gonçalves de Oliveira Barreto
EFD BAIXADA: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE
Cassia Barbosa da Costa, Caroline Cattan, danielle pimentel fernandes, Renato Sarti
CAPOEIRA ANGOLA: “A GUERRILHA AFRICANA” NA ESCOLA PÚBLICA
Bruno Rodolfo Martins
A Educação Física, sua articulação histórica com o mundo do trabalho e alternativas para o ensino médio integrado.
Guilherme de souza Marques
AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PARCERIA DISCENTE/DOCENTE
Elizabeth Rodrigues de Oliveira Pereira

Eixo de Trabalho: Ensino Superior

CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS FUTUROS DOCENTES
Vanessa Vieira Da Silva Sousa, Carolina Dantas Barreto
Percepção dos alunos com deficiência sobre o processo inclusão na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Aryanne Holanda Leal
A PRÁTICA DE ENSINO COMO MODELADORA DO CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Taynara Xavier Cruz, Joanito Niquini Rosa Junior
Um Projeto Esportivo Na Formação Acadêmica Humanizada: Projeto APABB-UFRN
Abraão Lincoln Andrade

Eixo de Trabalho: Formação inicial de professores/as

PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUINDO PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS
Matheus Dantas de Lucena
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: O HIP HOP E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO
Daiane Matheus Pessoa, Ingrid Rosa Carvalho
OS ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO NA BRINCADEIRA
José Francisco Chicon, Gabriel Vighini Garozzi, Ivone Martins de Oliveira, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
A AÇÃO MEDIADORA DO EDUCADOR NA BRINCADEIRA DA CRIANÇA COM AUTISMO
Rayanne Rodrigues de Freitas, José Francisco Chicon, Ivone Martins de Oliveira
EDUCAÇÃO FÍSICA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL
Renata Loiza Alcântara Soares, Anderson Paulo Silva da Fonseca
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE OS CONCEITOS DE DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO
Marcio Rodrigues José
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOCENTE
Mariane de Almeida Bahiana
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO ACERCA DO BULYING EM TORCIDAS UNIVERSITÁRIAS
Monique Corte de Vasconcellos, Michele Pereira de Sousa da Fonseca
PASSADO E PRESENTE DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO BOLSISTA PIBID
Dinah Vasconcellos Terra

Eixo de Trabalho: Formação continuada de professores/as

PROJETO DE EXTENSÃO CORPOS EM DEBATE: (RE)CRIANDO CAMINHOS ENTRE A DOCÊNCIA E A DISCÊNCIA.
ISABELE FERREIRA SANTOS, Juliana Alves Sorrilha Monteiro, Simone Freitas Chaves
DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO CORPO SENTIDO AO CORPO VIVIDO
Sára Maria Pinheiro Peixoto
VIVENCIANDO A INCLUSÃO: CONSTRUINDO NOVAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA
PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA IDOSOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Jeane moraes lourenço
Ressignificando as práticas da Educação Física escolar por meio da criação/recriação de jogos: uma experiência na formação continuada
Alexandre Carvalho da Silva, Leandro Teófilo de Brito
OFICINA DE BOCHA ADAPTADA: AMPLIANDO A INTERVENÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Bruna Nogueira Pereira, Elionai Ribeiro Almeida Dias, Luciana Merath de Medeiros, Márcia da Silva Campeão
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES DO CORPO E NATUREZA
Roberta Carollo Salgado

Eixo de Trabalho: Outras ações educacionais

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA PARA PESSOAS COM HIV/AIDS
Lúcio dos Santos Inácio
PROJETO VITALIDADE: A INCLUSÃO DE IDOSOS POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA
Josemara Pessanha
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO
Ingrid Rosa Carvalho, Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Géssika Alves Dos Santos
O MEU CORPO SOU EU? – NARRATIVAS DE CADEIRANTES SOBRE A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SUA IMAGEM CORPORAL
CARLA BORGES DE ANDRADE, Miguel Angel García Bordas
Pedagogias Humanistas para Inclusão de Crianças com Autismo
Anderson Alves Silva, Larissa Giuseppe Ferreira Melo
O USO DO PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO (PEP-R) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Melissa de Lima Macedo
PERCEPÇÃO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS EXTRACLASSE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES
Eduarda Gelsdorf Seckler, Luciana Erina Palma Viana
Yoga e Meditação como ferramentas na Educação Física Escolar
Andréia Laurita Vieira, Joana Freitas
Diferenças morfológicas, funcionais e neuroanatômicas em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo como parâmetros de referência para práticas pedagógicas inclusivas
Tania Werner, Aryanne Holanda Leal


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .