5. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS (EDITAL 2021):

5.1. Os trabalhos submetidos deverão atender a um ou mais dos seguintes objetivos:

a) expor experiências e/ou resultados de práticas realizadas, no âmbito do eixo temático e da categoria escolhida, na instituição de origem;

b) apresentar propostas de inovação para melhorias ou mudanças na realização de atividades no âmbito do eixo temático escolhido;

c) compartilhar produção técnico-científica que combine a vida acadêmica e profissional dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação;

d) compartilhar a produção técnico-científica produzida pelos servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação, em parceria com outros(as) servidores(as) da mesma carreira e também com docentes e/ou discentes.

- -

5.2. Os trabalhos submetidos devem atender a todos os seguintes critérios:

a) adequar-se ao tema proposto;

b) apresentar clareza e pertinência do conteúdo em relação aos seus objetivos;

c) atentar para a qualidade da redação e organização do texto, incluindo ortografia, gramática, sintaxe, coerência, coesão, objetividade e estrutura formal;

d) ser estruturado na forma de resumo informativocontendo obrigatoriamente: introdução (informando a contribuição do trabalho para a categoria escolhida); fundamentação; exposição dos principais objetivos; metodologia aplicada; análise e discussão dos resultados parciais ou finais e conclusão. O Caderno de Resumos do ano anterior poderá ser consultado, caso necessário;

e) ter obrigatoriamente no mínimo 200 e no máximo 400 palavras;

f) respeitar, caso se aplique, o limite máximo de até 03 (três) coautores(as), além do(a) autor(a) principal, desde que devidamente cadastrados(as) no ato da submissão, NÃO sendo permitida a inclusão ou exclusão de coautores(as) após encerrada a fase de submissão;

g) respeitar o limite de apenas 01 (uma) submissão de trabalho por autor(a) principal;

h) apresentar de 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chaves;

i) conter nos metadados do(a) autor(a) e dos(as) coautores(as) das submissões, obrigatoriamente: nome completo ou conforme utilizado no currículo Lattes; instituição a que está vinculado(a); cargo ou função ocupada; última titulação obtida ou em curso; e correio eletrônico (e-mail) de contato válido;

j) atender a um ou mais objetivos expostos no item 5.1.

- -

Tutorial Para Submissão de Resumos: acesse em caso de dúvidas sobre a submissão de resumos nesta plataforma ou entre em contato conosco: sintae@pr4.ufrj.br.

SUBMISSÕES

Itens de Verificação para Submissão

1. Os participantes inscritos com APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL OU VÍDEO-PÔSTER) asseguram que:

O resumo informativo submetido segue todas as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS estipuladas no item 5 do edital, incluindo:

a) no mínimo 200 e no máximo 400 palavras;

b) introdução (informando a contribuição do trabalho para a categoria escolhida); fundamentação; exposição dos principais objetivos; metodologia aplicada; análise e discussão dos resultados parciais ou finais e conclusão;

c) limite máximo de até 03 (três) coautores(as), além do(a) autor(a) principal, desde que devidamente cadastrados(as) no ato da submissão, NÃO sendo permitida a inclusão ou exclusão de coautores(as) após encerrada a fase de submissão;

d) limite de apenas 01 (uma) submissão de trabalho por autor(a) principal.

2. DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA – NORMAS DO EDITAL

Declaro estar ciente que todos os autores que encaminharem seus resumos informativos, tanto para modalidade comunicação oral, quanto para vídeo-pôster estarão de acordo com todos os itens presentes no edital do IX SINTAE UFRJ (edição 2021), em especial os que dizem respeito às regras de submissão, avaliação, seleção e apresentação de trabalhos.

3. GRAVAÇÃO E TRANSMISSÃO DO IX SINTAE UFRJ

Estou ciente que:

1. O conteúdo da programação do IX SINTAE (edição 2021) será gravado e utilizado exclusivamente para fins de construção de memória (arquivo) do seminário e de divulgação das ações realizadas pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2. A programação do IX SINTAE (edição 2021) terá transmissão ao vivo em plataforma virtual e redes sociais do evento, incluindo as sessões de trabalhos na modalidade comunicação oral.

4. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE – PARTICIPAÇÃO NO IX SINTAE UFRJ

Declaro estar ciente que:

1. É de responsabilidade dos participantes (autores e/ou ouvintes) do evento zelar para que o direito de livre expressão na plataforma e demais canais do evento, não impliquem em ofensas, discriminação racial, credo, orientação sexual ou preconceito de qualquer natureza.

2. É de responsabilidade dos participantes (autores e/ou ouvintes) atender os requisitos técnicos necessários, de acordo com a respectiva participação no evento, para que esta ocorra de maneira satisfatória, tais como: acesso à internet; microfone e webcam para transmissão de áudio e vídeo.

5. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE - VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES REPASSADAS

Declaro serem exatas e verdadeiras as informações prestadas nesta plataforma de submissão de trabalhos, sob pena de ter a minha participação no IX SINTAE UFRJ cancelada pela Coordenação Geral.

6. INSCRIÇÕES DE AUTORES

Os participantes com apresentação de trabalho, após realizada a submissão do resumo informativo, também deverão se inscrever, obrigatoriamente, no FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO/AUTORES no site do evento, de acordo com o cronograma previsto no item 13 do edital.