Portal de Conferências da UFRJ


O Portal de Conferências da UFRJ abriga os eventos acadêmicos de Ensino, pesquisa e Extensão produzidos no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica em consonância com o padrão de avaliação duplo cega (duble blind) da Comunicação Científica.

Congresso de Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva

O LEPIDEFE (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar) vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ) e o GEPEC (Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF-UFRN), estão organizando o 1º Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva.

Acessar a conferência

Congresso de Extensão da UFRJ

O XII Congresso de Extensão Universitária tem por objetivo principal avaliar a Extensão Universitária na UFRJ por meio da apresentação dos resultados dos Programas e Projetos de Extensão da UFRJ concluídos, ou em andamento no ano de 2014/2015 e propiciar um momento de discussão e reflexão sobre Extensão Universitária e sua contribuição na formação cidadã dos estudantes de graduação, promovendo a articulação interna das atividades de Extensão da UFRJ.

Acessar a conferência

Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual

Em junho de 2016, foi realizada a primeira JISMA, Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, na Cinemateca do MAM-Rio, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A jornada contou com 30 pesquisadores de várias universidades do Rio de Janeiro e de outros estados, congregando estudiosos dos campos de Cinema, Comunicação, Música e Artes sobre a música e o som em vários objetos audiovisuais e com diversos enfoques.

Em 2017 e 2018, foram realizadas a II e a III JISMA, respectivamente, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos e na Cinemateca do MAM-Rio, com chamada aberta e reunindo pesquisadores do Brasil inteiro.

Neste ano de 2019, realizamos a quarta edição da JISMA de 27 a 31 de maio, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Para detalhes, acesse a conferência.

ISSN: 2596-1942

Acessar a conferência

Odontologia

Acessar a conferência

Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS

APRESENTAÇÃO: UM ESPAÇO PARA TODAS/OS

O Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS: História, Desenvolvimento e Democracia propõe a interlocução, em um mesmo espaço acadêmico, de estudantes, docentes, técnicas/os administrativas/os e terceirizadas/os, incluindo ex-estudantes e aposentadas/os, para a atividade de aniversário de 97 anos da instituição.  Neste sentido, o presente Seminário coloca a própria Universidade Federal do Rio de Janeiro como tema central, esperando transbordar, nas várias temporalidades, passadas/presentes, a discussão dos lugares, saberes e fazeres da UFRJ para as pautas sociais, políticas, científicas, artísticas e culturais, dentro e fora do país.

JUSTIFICATIVA: UNIVERSIDADE COMPARTILHADA
Uma universidade pública deve construir-se compartilhadamente pelos programas de melhorias do roteiro da vida social, cidadã, crítica e democrática da população.  O Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS promove um espaço de debate sobre a construção cotidiana e permanente do colorido de todas as vivências e ciências processadas no seu interior, a partir de um volumoso e denso programa de Ensino e Pesquisa. E, que, somado à sua atuação transuniversitária, a UFRJ constitui diálogos em trocas, pelo programa institucional de Extensão, com diversos movimentos e segmentos sociais, buscando, assim, tornar-se mais eficiente e solidária no enfrentamento dos problemas imediatos, temporais e profundos das realidades da vida; sem fronteiras.

OBJETIVOS: POR UMA DISCUSSÃO AMPLIADA E ESCRITA COLETIVA
O Seminário objetiva reunir um momento para todas e todos que vivem, pensam e querem transformar a UFRJ, com a UFRJ e a sociedade plural, por suas expressões gerais e abrangentes, e assim, fazer parte de uma autorreflexão e escrita coletiva institucional para o centenário da instituição que se concluirá em 7 de setembro de 2020. Sob a estrutura de amplos Eixos Temáticos, o Seminário pretende alargar as possibilidades das apresentações e debates do que se realiza na e com a UFRJ, pluralizando e interdisciplinando os interesses, os conhecimentos e os destinos públicos e democráticos da Educação. Os resumos e os textos completos dos Anais do Seminário A UFRJ FAZ 100 ANOS serão publicados e ficarão disponíveis em: www.ufrj.br/ufrjfaz100anos.

Acessar a conferência

SINTAE - Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação

O Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação - SINTAE, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), desde 2013, como um espaço de reflexão sobre a produção técnico-científica e as atividades desenvolvidas no âmbito universitário.

Deste modo, em sua VII edição, a ser realizada em 2019, a UFRJ recebe inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos em nível nacional, visando a compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação de IFES de todo o país.

O evento acontecerá de 11 e 14 de novembro no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Acessar a conferência

Simpósio em Práticas Interpretativas

O I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA tem por objetivo principal a discussão das práticas interpretativas em música no âmbito da graduação e da pós-graduação no Brasil. O evento acontecerá no Rio, em novembro, e em Salvador, em dezembro, ampliando os debates interinstitucionais. Agradecemos à FAPERJ – Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro e à Direção da EM-UFRJ, assim como à toda equipe envolvida, pelo apoio ao evento.
Sejam todos bem-vindos à maratona musical que acontecerá na Escola de Música
da UFRJ!

Acessar a conferência

Workshop Arte & Ciência

O 1º workshop Arte & Ciência e História. Reflexões sobre a Arte e a Ciência no percurso dapaisagem, propôs o início e a consolidação de um encontro entre profissionais que possuempesquisas que interligam o estudo das transformações da paisagem com as atividadesantrópicas em ambientes naturais, num foro de discussões sobre a Paisagem. Esta foi avaliadaquanto ao seu conteúdo artístico e, ainda, como percebida como cenário de variáveis quedefinem a sua sustentabilidade.

A paisagem, mutável e sistêmica, transforma-se ao longo do tempo ganhando novossignificados, simbolismos e usos, causados por processos naturais e pelo ser humano que seapropria de recursos minerais, ou da própria beleza natural, para desenvolver atividades quevisam o desenvolvimento econômico e social.

Acessar a conferência