NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO PÔSTER

O pôster deve ser confeccionado nas dimensões de 120 cm (altura) x 90cm (largura), em material resistente e munido de suportes (bastões) superiores e inferiores para fixação.

Deverá conter as seguintes informações:

Título em negrito

Nome do(s) autor(es), seguido(s) de filiação profissional ou institucional;

Corpo do texto:

Resumo e/ou tópicos que destacam a relevância do trabalho;

Palavras-chave em negrito;

Justificativa(s);

Objetivo(s);

Métodos(s);

Resultado(s);

Referência(s) bibliográfica(s) – as mais diretamente ligadas ao assunto – para facilitar o entendimento da pesquisa;

Poderão também ser incluídos endereço eletrônico para contato, sites e agências de fomento – que deverão estar na barra inferior.

NORMAS DE FORMATAÇÃO

1. TEXTOS COMPLETOS - COMUNICAÇÃO ORAL

Os artigos completos na modalidade Comunicação Oral devem ter no mínimo 12.000 caracteres e no máximo 25.000 caracteres, possuírem no máximo 7 imagens, serem inéditos e seguir a seguinte formatação:

Página: Margens superior, inferior, esquerda e direita: 2,5 cm. Não numerar as páginas.

Título: Fonte Arial, tamanho 11, negrito, centralizado, caixa alta (todas as letras em maiúscula), sem espaçamento entrelinhas e entre parágrafos.

Autor(a): Fonte Arial, tamanho 11, negrito, alinhado à direita, sem espaçamento entrelinhas e entre parágrafos.

Corpo do texto: Fonte Arial, tamanho 11, justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo, espaçamento entrelinhas 1,5 e entre parágrafos 6pts.

Citações com mais de 3 linhas: recuo de 4cm, fonte 9, espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 0 pontos.

Notas explicativas: no fim da página, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 9, justificada, sem recuo e/ou afastamentos, espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 0 pontos.

Referências: utilizar o sistema Autor-Data (ABNT NBR 10520) no corpo do texto. Inserir referências completas, conforme normas da ABNT, ao final do documento e alinhadas à esquerda, sem recuo na primeira linha, espaçamento entrelinhas simples e entre parágrafos 6 pts.

Breve currículo do(s) autor(es): ao final do texto, antes das referências, com tamanho máximo de 8 linhas em fonte Arial, tamanho 11, justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo, espaçamento entrelinhas simples e entre parágrafos 6pts.

Imagens:

Os textos devem possuir o número máximo de 7 imagens. As imagens devem ter resolução mínima de 300dpi ou 1024 pixels na menor dimensão.

Todos os recursos visuais (imagens, gráficos, tabelas, plantas, mapas, etc.) devem ser identificados na parte inferior com legenda e créditos. Utilizar fonte Arial, tamanho 9, centralizado, sem recuo e/ou afastamentos, sem espaçamento entre linhas e entre parágrafos.

As imagens devem ser inseridas no texto e sua  localização deve ser indicada no corpo do texto, exemplo: “a pintura de Porto-Alegre (figura 1)”. Os arquivos de imagem também devem ser enviados separadamente em JPEG ou TIFF (sem interpolação) em alta resolução, identificadas com o número correspondente à figura do texto.

Lembramos que os textos devem seguir as novas normas ortográficas e serem submetidos à revisão, visto que os autores se responsabilizarão integralmente sobre o teor de seus escritos. Os autores também deverão se responsabilizar pela autorização dos direitos de divulgação das imagens.

2. TEXTOS COMPLETOS - PÔSTERES

AVISO IMPORTANTE: Os arquivos para submissão devem ter no máximo 2MB. Caso sejam maiores, a plataforma não conseguirá carregá-los e lhe reencaminhará para o primeiro paso da submissão.Para a publicação do resumo completo da modalidade pôster nos anais do evento, enviar arquivo de texto em formato editável doc ou docx através da Plataforma de Conferências da UFRJ.

O artigo deve ter no mínimo 6.000 caracteres e no máximo 13.000 caracteres, possuírem no máximo 7 imagens e seguir as mesmas regras de formatação estabelecidas no item Normas de formatação de textos completos (Comunicação Oral).

Itens de Verificação para Submissão

1. Os arquivos submetidos, incluíndo imagens, devem ter no máximo 2MB cada.
  2. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  3. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  4. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  7. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  8. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.