A chamada para submissão de propostas para Comunicação Oral e para Apresentação de Pôster no XI Seminário do Museu D. João VI está prorrogada. Informaremos data de fechamento da chamada após o reestabelecimento das atividades acadêmicas.
1. MODALIDADES
As modalidades aceitas no XI Seminário do Museu D. João VI são comunicação e pôster.
1.1. Comunicação
O trabalho submetido nessa modalidade, um por autor, deve ser derivado de uma pesquisa própria e estar relacionado com o tema do Seminário, e especificamente com um dos eixos apresentados.
Deve explicitar problema, objetivos e metodologia utilizados, destacando os resultados finais ou parciais.
No momento da submissão deve ser enviado, no mesmo arquivo, o resumo e o texto completo.
No momento da submissão deve ser enviado o comprovante de pagamento da taxa de submissão (arquivo pdf na seção material suplementar).
Os trabalhos desta modalidade contarão com 20 (vinte) minutos para sua apresentação. Após o aceite da comunicação, o autor deverá enviar uma gravação em vídeo da mesma, segundo o estabelecido no ponto 5 e na data prevista no cronograma.
Serão aceitos nesta modalidade trabalhos de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos.
Os textos submetidos serão avaliados por, pelo menos, 2 (dois) avaliadores pelo sistema de avaliação por pares cegos.
1.2. Pôster
O trabalho submetido nessa modalidade, um por autor, deve, como no caso das comunicações, ser um trabalho derivado de uma pesquisa própria e estar relacionado com o tema do Seminário, e especificamente com um dos eixos apresentados.
Deve explicitar seus objetivos, problema e metodologia utilizada, destacando os resultados finais ou parciais.
No momento da submissão deve ser enviado, no mesmo arquivo, o resumo o texto completo.
No momento da submissão deve ser enviado o comprovante de pagamento da taxa de submissão (arquivo pdf na seção material suplementar).
Deve seguir as normas de submissão e de formatação de pôsteres. Além disso deve enviar o texto completo para ser publicado nos anais on-line do Seminário, seguindo as normas correspondentes,
Os trabalhos desta modalidade se apresentarão simultaneamente numa sessão de 40 (quarenta) minutos de duração.
Serão aceitos nesta modalidade trabalhos de doutores, doutorando, mestres, mestrandos, graduados e graduandos.
Os textos submetidos serão avaliados por, pelo menos, 2 (dois) avaliadores pelo sistema de avaliação por pares cegos.
Após o aceite do pôster, o autor deverá enviar o pôster em formato pdf, segundo o estabelecido no ponto 5 e na data prevista no cronograma.
2. NORMAS PARA SUBMISSÃO
Todos as submissões devem conter:
- Nome do(s) autor(es), titulação, vínculo institucional, endereço e e-mail.
- Título da comunicação ou pôster.
- Palavras-chave (3 a 5).
- Modalidade escolhida (comunicação oral ou pôster).
- Núcleo ao qual o trabalho se vincula (eixo temático).
- Resumo destacando a relevância do trabalho (até 2.500 caracteres com espaço).
- Apresentação / vínculo profissional (máximo três linhas).
No momento da submissão, deve ser enviado, no mesmo arquivo, o resumo e o texto completo, seguindo as normas disponíveis nesta epígrafe, que será publicado nos anais eletrônicos do evento.
No momento da submissão deve ser enviado o comprovante de pagamento da taxa de submissão (arquivo pdf na seção material suplementar).
Os trabalhos devem ser submetidos através da Plataforma de Conferências da UFRJ, e é necessário realizar um cadastro gratuito que permitirá o envio e o acompanhamento do estado da submissão. Se tiver dúvidas é só consultar o passo 3 do manual de submissão: https://pessoal.ufrj.br/images/manual_de_submissao_ocs.pdf
IMPORTANTE: Ao se cadastrar na plataforma, será necessário que o participante habilite a opção "AUTOR".
Após o preenchimento do formulário acesse o sistema para submeter seu arquivo.
3. Taxa de Submissão
A taxa de submissão para Comunicação Oral é de R$ 50,00 e para a Apresentação de Pôster é de R$ 25,00.
Estão isentos da taxa de submissão os conferencistas convidados, membros da Comissão Organizadora, da Comissão Científica e da Comissão de Apoio.
O pagamento da taxa de submissão é obrigatório e no momento da submissão deve ser enviado o comprovante do mesmo (arquivo pdf na seção material suplementar).
No caso de submissões internacionais, o pagamento deverá ser feito presencialmente no começo do evento.
Dados para depósito:
Conta no banco Itaú (341)
Agência 0409
Conta Poupança 02217-5/500
Favorecido: Marize Teixeira
CPF: 812 171 377-34
Após o pagamento por meio de depósito bancário, o comprovante deverá ser anexado no campo material suplementar, presente na ficha de submissão.
4. CRONOGRAMA
Submissão de propostas: até 20 de julho de 2020.
Publicação dos resultados: 10 de agosto de 2020.
Envio dos textos com as correções sugeridas pelos avaliadores: 15 de agosto de 2020.
Divulgação da programação: 20 de agosto de 2020.
Envio das comunicações gravadas em vídeo: 30 de agosto de 2020.
Envio do pôster: 15 de setembro de 2020.
Evento: 03, 04 e 05 de novembro 2020.
5. APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES E PÔSTERES
Todas as apresentações do XI Seminário do Museu D. João VI serão realizadas on-line. Os autores deverão estar presentes na sala on-line na plataforma de divulgação na data e horário marcados.
5.1. COMUNICAÇÕES
Os autores deverão gravar em vídeo a sua apresentação, com um máximo de 20 minutos e 2 GB, e enviar por Wetransfer (https://wetransfer.com) ao endereço entresseculos@gmail.com. Os vídeos serão disponibilizados na sessão correspondente, no horário marcado na programação, e no final da sessão, se procederá ao debate e às perguntas do público ao vivo.
5.2 PÔSTERES
Para a modalidade de pôster, deve ser enviado ao e-mail entresseculos@gmail.com o pôster em formato pdf. Os pôsteres serão disponibilizados com antecedência e na sessão de pôsteres, segundo divulgado na programação final, os autores poderão apresentar seu trabalho e responder perguntas ao vivo no tempo estabelecido.
6. DECLARAÇÃO DE DIRETIO AUTORAL
Os autores são responsáveis pelos textos e imagens enviadas e devem ter os direitos sobre eles, não sendo este Seminário nem os Anais responsáveis pelos textos publicados nem detentores de nenhum direito sobre os mesmos, pudendo ser compartilhado com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
7. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os dados informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros
Diretrizes para Autores
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO PÔSTER
O pôster deve ser confeccionado nas dimensões de 120 cm (altura) x 90cm (largura), em material resistente e munido de suportes (bastões) superiores e inferiores para fixação.
Deverá conter as seguintes informações:
Título em negrito
Nome do(s) autor(es), seguido(s) de filiação profissional ou institucional;
Corpo do texto:
Resumo e/ou tópicos que destacam a relevância do trabalho;
Palavras-chave em negrito;
Justificativa(s);
Objetivo(s);
Métodos(s);
Resultado(s);
Referência(s) bibliográfica(s) – as mais diretamente ligadas ao assunto – para facilitar o entendimento da pesquisa;
Poderão também ser incluídos endereço eletrônico para contato, sites e agências de fomento – que deverão estar na barra inferior.
NORMAS DE FORMATAÇÃO
1. TEXTOS COMPLETOS - COMUNICAÇÃO ORAL
AVISO IMPORTANTE: Os arquivos para submissão devem ter no máximo 2MB. Caso sejam maiores, a plataforma não conseguirá carregá-los e lhe reencaminhará para o primeiro paso da submissão.
Os artigos completos na modalidade Comunicação Oral devem ter no mínimo 12.000 caracteres e no máximo 25.000 caracteres, possuírem no máximo 7 imagens, serem inéditos e seguir a seguinte formatação:
Página: Margens superior, inferior, esquerda e direita: 2,5 cm. Não numerar as páginas.
Título: Fonte Arial, tamanho 11, negrito, centralizado, caixa alta (todas as letras em maiúscula), sem espaçamento entrelinhas e entre parágrafos.
Autor(a): Fonte Arial, tamanho 11, negrito, alinhado à direita, sem espaçamento entrelinhas e entre parágrafos.
Corpo do texto: Fonte Arial, tamanho 11, justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo, espaçamento entrelinhas 1,5 e entre parágrafos 6pts.
Citações com mais de 3 linhas: recuo de 4cm, fonte 9, espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 0 pontos.
Notas explicativas: no fim da página, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 9, justificada, sem recuo e/ou afastamentos, espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 0 pontos.
Referências: utilizar o sistema Autor-Data (ABNT NBR 10520) no corpo do texto. Inserir referências completas, conforme normas da ABNT, ao final do documento e alinhadas à esquerda, sem recuo na primeira linha, espaçamento entrelinhas simples e entre parágrafos 6 pts.
Breve currículo do(s) autor(es): ao final do texto, antes das referências, com tamanho máximo de 8 linhas em fonte Arial, tamanho 11, justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo, espaçamento entrelinhas simples e entre parágrafos 6pts.
Imagens:
AVISO IMPORTANTE: Os arquivos para submissão devem ter no máximo 2MB. Caso sejam maiores, a plataforma não conseguirá carregá-los e lhe reencaminhará para o primeiro paso da submissão.
Os textos devem possuir o número máximo de 7 imagens. As imagens devem ter resolução mínima de 300dpi ou 1024 pixels na menor dimensão.
Todos os recursos visuais (imagens, gráficos, tabelas, plantas, mapas, etc.) devem ser identificados na parte inferior com legenda e créditos. Utilizar fonte Arial, tamanho 9, centralizado, sem recuo e/ou afastamentos, sem espaçamento entre linhas e entre parágrafos.
As imagens devem ser inseridas no texto e sua localização deve ser indicada no corpo do texto, exemplo: “a pintura de Porto-Alegre (figura 1)”. Os arquivos de imagem também devem ser enviados separadamente em JPEG ou TIFF (sem interpolação) em alta resolução, identificadas com o número correspondente à figura do texto.
Lembramos que os textos devem seguir as novas normas ortográficas e serem submetidos à revisão, visto que os autores se responsabilizarão integralmente sobre o teor de seus escritos. Os autores também deverão se responsabilizar pela autorização dos direitos de divulgação das imagens.
2. TEXTOS COMPLETOS - PÔSTERES
AVISO IMPORTANTE: Os arquivos para submissão devem ter no máximo 2MB. Caso sejam maiores, a plataforma não conseguirá carregá-los e lhe reencaminhará para o primeiro paso da submissão.Para a publicação do resumo completo da modalidade pôster nos anais do evento, enviar arquivo de texto em formato editável doc ou docx através da Plataforma de Conferências da UFRJ.
O artigo deve ter no mínimo 6.000 caracteres e no máximo 13.000 caracteres, possuírem no máximo 7 imagens e seguir as mesmas regras de formatação estabelecidas no item Normas de formatação de textos completos (Comunicação Oral).
Submissões a esta conferência fecharam em 2020-08-01.