Trabalhos aprovados para o “21° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ”

A Coordenação Geral e Comissão Organizadora do 21° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ anunciam o resultado final da avaliação dos trabalhos submetidos ao evento nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. Foram aprovados em sistema de avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review) os seguintes trabalhos:

Agata Christie Rodrigues, “Baptista Siqueira: reflexos de um olhar nacionalista”

Ana Galvão Miccolis, “Uma engenharia de sistemas composicionais híbridos especificados com naturezas distintas”

Andre da Silva Borges, “Processo de gravação e edição da obra ‘Tempo e Spazio’: o uso do programa Audacity como ferramenta auxiliar do intérprete”

Beatriz Schwanz Orfaliais Ferreira, “Adaptação musical de jogos para filmes: o caso ‘Super Mario Bros’”

Bruno Boechat Roberty, “Estratégias exercícios de preparo vocal: algumas possibilidades”

Caio Sobral Barreiro, “Aplicação da tipomorfologia Schaefferiana: análise de uma música original para audiovisual”

Caroline Ribeiro Souza e Juliana Melleiro Rheinboldt, “Percussão corporal para coro infantil: um relato de experiência com o arranjo de ‘Feliz Navidad’ (José Feliciano)”

Eduardo de Carvalho Torres, “Atenção, você recebeu uma nova notificação: o uso de dispositivos tecnológicos digitais pode estar interferindo na qualidade do estudo dos pianistas?”

Eduardo Fonseca de Brito Lyra, “Os discos descartados pela gravadora Victor em seu primeiro ano de produção no Brasil (jun. 1929-jun. 1930)”

Eloá Duarte Lagôas Frem Campos e Juliana Melleiro Rheinboldt, “Coral XXX: catalogação e análise do repertório performado entre 1989 e 2023”

Fabio Adour da Câmara e Adeílson Cassiano da Silva, “Horizontalidade e verticalidade nos solos de Nico Assumpção”

Fabio do Carmo de Sá, “Explorando os trilhos da identidade: o impacto do Asylo de Meninos Desvalidos na jornada artística e profissional de Francisco Braga”

Filipe de Matos Rocha, Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos e Liduino Pitombeira, “Modelagem de um sistema composicional a partir da análise rítmica do samba ‘Acreditar’”

Giseli Sampaio Costa, “Orquestra Sinfônica Nacional x Orquestra Sinfônica Nacional popular: consonâncias e dissonâncias entre o clássico e o samba”

Igor Borges das Chagas, “Métrica dos riffs com nota pedal em Judas Priest”

João Medeiros, “‘Nuvens Douradas’ de Tom Jobim: análise dos grupos estratégicos no improviso de Mauro Senise e do arranjo do Cama de Gato”

José Julio Vidal Alt, “Ensino de produção musical em ambiente digital: os desafios envolvidos na elaboração e implementação de aulas sobre programas de edição de áudio”

Leonardo Barbosa Martins de Oliveira, “A fala enquanto canto: parâmetros interpretativos entendidos a partir de uma experiência na Oficina Instrumental de Canto”

Matheus Viana Alves, “Tópicas musicais e hibridismo na performance de ‘Assanhado’ de Jacob Baby”

Mônica Coropos, “Crianças com TDAH e educação musical: Contribuições nos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental I”

Nathália Martins, “Diálogo entre Kaplan e Snyder sobre memorização musical”

Pedro Faria Proença Gomes e Liduino Pitombeira, “Planejamento composicional de ‘babbs’, para quarteto de cordas, utilizando conceitos de partições de inteiros e designs composicionais”

Robert Moura, “Paulo Moura e as gafieiras da Lapa: reflexões sobre a atuação de Paulo Moura nas gafieiras da Lapa nos 1970 e a popularização desses espaços a partir dos anos 1990”

Samuel da Silva, “O papel dos suportes em música”

A programação do 21° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ nos dias 7 e 9 de maio de 2024 será divulgada pela organização do evento em breve.