Música preexistente no audiovisual e licenciamento
| Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos” | |
| Geórgia Cynara Coelho de Souza |
| Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World | |
| Marcus Vinicius Marvila das Neves |
O som no cinema silencioso: do passado ao presente
| O SOM DO SURREALISMO NOS ANOS 2000: COMO A ERA DA INTERNET REINVENTOU O SOM DE UM FILME SURREALISTA DE 1928 | |
| Guilherme do Amaral Gurgel |
Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo
| O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica | |
| Natália Marchiori Silva |
| A fantasia através do som diegético em La Ciénaga | |
| Rebeca Hertzriken, Darcy Tenorio |
Música no cinema brasileiro dos anos 1960
| Vereda da Salvação e O Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960 | |
| Lucas Reis Pereira |
Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema brasileiro contemporâneo
| O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014) | |
| Ricardo César Campos Maia Júnior |
| Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica | |
| Alexandre Camargo Scarpelli |
Raça e música no audiovisual e suas práticas
| O PANTERA NEGRA HOLLYWOODIANO: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA (2018) | |
| Daniel Dória |
| Teorizando documentários sobre sound-systems | |
| LEONARDO ALVARES VIDIGAL |
Som, videoarte e videoartistas
| A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu | |
| Analu Cunha |
| The Clock de Christian Marclay: O Cinema Plunderfônico, Arquivo e Dispositivo | |
| Adriano Carvalho Araujo Sousa |
| Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil | |
| Huli de Paula Balász |
Mídias sonoras e intermidialidade
| O FONAUTÓGRAFO COMO OBJETO ARQUEOLÓGICO: EXTRATOS DA RACIONALIZAÇÃO DO SOM NO SÉCULO XIX | |
| Artur Seidel Fernandes |
| Triplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual | |
| Leonam Casagrande Dalla Vecchia, Wagner Dornelles |
Som/Imagem
| Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren | |
| Maria Kauffmann |
| La Monte Young e a Notação Musical | |
| Bernardo Mouzinho Girauta |
| Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real | |
| Marina Mapurunga de Miranda Ferreira |
Processos criativos e audiovisual
| Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa | |
| Caio Costa Campos, José Henrique Padovani |
| Processos Criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais | |
| Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiavoni |
| Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens | |
| Cláudio Bezz |
Resumos expandidos de outros trabalhos apresentados
| A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em “Call Me By Your Name” | |
| Bruno César Leal Santos, Geórgia Cynara Coelho De Silva |
| Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950. | |
| Guilherme Maia |
| Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames | |
| Rafael Machado Saldanha, Gustavo Luiz Ferreira Santos |
| 3X3D: Manipulações Sonoras | |
| Mauricio Mário Monteiro, Fabiano Pereira Souza |
| Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio | |
| Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê |
| Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ | |
| Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê |
| Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa | |
| Luiz Fernando Coutinho |
| O Uso De Aplicativos De Remixagem Na Criação Musical Para Audiovisual: Estratégias De Ensino Musical Colaborativo No CEFET-RJ | |
| Marcio Oliveira |
| Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica. | |
| Rodolfo Caesar |
| Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro | |
| Marcio Elisio Carneiro Camara |
| Som no cinema, som no vídeo | |
| Alexandre Brasil de Matos Guedes |
| A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar | |
| Luiza Alvim |
| A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida | |
| Joice Scavone Costa |
| Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952) | |
| Jocimar Soares Dias Junior |
| Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil | |
| Rafael de Luna Freire |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Reitor - Roberto Leher
Vice-Reitora - Denise Lopez Nascimento
Pró-Reitoria de Graduação - Eduardo Serra
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Leila Rodrigues
Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças - Roberto Gambine
Pró-Reitoria de Pessoal - Agnaldo Fernandes
Pró-Reitoria de Extensão - Maria Mello de Malta
Pró-Reitoria de Gestão e Governança - André Esteves da Silva
Superintendência Geral de Políticas Estudantis - Vera Salim