NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS

ATENÇÃO: Os arquivos dos textos completos devem ser salvos em formato aberto para a editoração dos Anais do Seminário.

1. NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS

Os textos completos dos trabalhos apresentados deverão seguir exatamente a ordem de apresentação e formatação descritas abaixo. Não serão aceitos e consequentemente não serão publicados os textos que não estiverem de acordo com esta Formatação.

1.1. FORMATAÇÃO GERAL

Fonte Arial; corpo 11; espacejamento simples;  justificado; margens:

superior 2,5 cm,

inferior 2,5 cm

esquerda 2,5 cm

direita 2,5 cm

1.2. QUANTIDADE DE PALAVRAS

O texto completo do trabalho apresentado deve conter no mínimo 3000 palavras e no máximo 4.500 palavras, incluindo as Referências Bibliográficas.

1.3. TÍTULO

Em maiúscula e em negrito. Não utilizar sublinhado e utilizar itálico apenas para grafias estrangeiras.

1.4. AUTOR/A, AUTORES/AS

Na linha abaixo do título, inserir o/a autor/a ou os/as autores/as em normal.

1.5. IDENTIFICAÇÃO

a)     Ao lado do/a autor/a, ou mais autorias, inserir uma identificação em normal e entre parênteses

. Institucional: nome da instituição e a unidade de origem, seguido da identificação: Estudante (Graduação, Pós-Graduação); Técnica/o administrativa/o, aposentada/o ou terceirizada/o).

. Movimentos, Entidades, Comunidades, outros.

1.6. TEXTO

Texto em normal, conforme a Formatação Geral exposta no ponto 1.1.

1.7. CITAÇÕES DE ATÉ 3 (TRÊS) LINHAS

a)     As citações diretas no texto deverão ter no máximo 3 (três) linhas e ser antecedidas e finalizadas com aspas e referenciadas com o número de uma nota.

b)    Não apresentar a referência bibliográfica da citação entre parêntesis no corpo do texto.

1.8. CITAÇÕES COM MAIS DE 3 (TRÊS) LINHAS

a)     As citações maiores que 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em texto recuado com parágrafo de 4 (quatro) cm e sua referência deve constar com um número, para remeter à nota de rodapé;

b)    Não utilizar a referência bibliográfica da citação entre parêntesis no corpo do texto.

1.9. NOTAS DE RODAPÉ

As notas deverão ser apresentadas no rodapé da página e devem estar formatadas em corpo 9.

1.9.1.     USOS DAS NOTAS DE RODAPÉ

a)     A função das notas deve atender às explicações que se façam necessárias para à compreensão maior do texto, assumindo, contudo, uma relevância de segundo plano.

b)     O espaço das notas de rodapé deve ser utilizado para identificar as referências bibliográficas das citações do texto.

1.10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As Referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, seguindo as Normas da ABNT.

1.11. FIGURAS

a)     Qualidade: poderão ser incluídas imagens, gráficos, quadros e/ou tabelas.

b)    Quantidade: no número máximo de 6 (seis).

c)     Localização das figuras no texto: devem estar localizadas exatamente na ordem definida pelo autor.

d)    Legenda: toda figura deverá ser identificada, logo abaixo, com uma legenda em corpo 9 numerada e em sequência – Figura 1, Figura 2, Figura 3, Figura 4, Figura 5 e Figura 6.

e)     Fonte: toda legenda de figura deverá identificar a fonte e o lugar de onde foi retirada.

f)     Definição e formato das imagens: as imagens devem apresentar a definição de 300 dpis e no formato máximo de 7 x 5cm.

FIM