3 de julho de 2017, das 14 às 17h: curso pré-JISMA sobre som direto no cinema com Tide Borges.
Local: Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ. Avenida Chile, 330, 21o andar, sala 2104.
3 de julho de 2017, às 19h30: abertura da II JISMA
Apresentação da jornada, das atividades e cine-concerto com Cineorquestra Soundpainting Rio e convidados especiais. Filme: "A queda da casa de Usher" (Jean Epstein, 1928).
Local: Cinemateca do MAM-RIo
4,5 e 6 de julho, das 9h às 18h30: mesas-redondas
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Dia 4 de julho (terça) - manhã
9:00 – 10:45h: Som no audiovisual: experimentação e educação
- Glauber Resende Domingues (SME-RJ/UFRJ): “Escutas do cinema com estudantes de educação básica na perspectiva da diferença”
- Marina Mapurunga (UFRB): “SONatório: Prática, Pesquisa e Experimentações Sonoras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”
- Henrique Gomes (UFC): “Percepção e pesquisa sonora na paisagem: alternativas ao som direto e à gravação de campo”.
11:15 – 13:00: Teoria e estética do som no cinema
- Guilherme Farkas (AIC): “De Bunny Lake Desapareceu (1965) à A Mulher Sem Cabeça (2007), por uma ampliação do estatuo do som na mise en scène cinematográfica”
- Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (UNISA - FECAP): “Pormenores: atuação criativa e expressiva do som na narrativa cinematográfica”
- Natalia Barrenha (UNICAMP) : “Os sons do arrepio – sobre Historia del miedo (Benjamín Naishtat, 2014)”
tarde
14:30 – 16:15: Estética e práticas da música no cinema: do silencioso ao sonoro
- Stella Júnia Ribeiro (PPGM-EM-UFRJ): “Os desafios dos pianeiros nas salas de projeção do início do século. XX no Rio de Janeiro”
- Maurício Monteiro (UAM): “Transições: música e cinema na primeira metade do século XX”
- Marcos Júlio Sergl (UNISA): “Lars von Trier e as inter-relações entre música e imagem”.
16:30 – 18:15: Gêneros/estilos musicais e cinema
- Daniel Doria (UFPR): “O espaço sonoro em Honeydripper (2007): análise de uma narrativa fílmica sobre o Blues”
- Leonardo Vidigal (UFMG): "Construindo o som - ocupando as ruas e as telas com filmes sobre sound systems”
- Roberto Reiniger (UAM): “Beyoncé e Cinquenta Tons de Cinza: entre a crítica e as intertextualidades da adaptação da literatura no cinema contemporâneo”.
Dia 5 de julho (quarta) - manhã
9h – 10:45: Direitos autorais e questões de autoria da música no audiovisual
- Alexandre Negreiros (SENAC/Rio): “Obras Audiovisuais, Direitos Humanos que Geram e Gargalos de sua Gestão Coletiva”
- Leonardo de Marchi (UERJ): “Youtube e direitos autorais, qual conciliação é possível? Considerações sobre o value gap, Content ID e exibição pública versus consumo privado de conteúdos digitais”
- Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana (UEG - USP): “A questão da autoria na música de cinema”
11:15 – 13h: Estética da música e do som no cinema
- Luiza Alvim (PPGM-UFRJ): “Godard – curta-metragista: música e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 50”
- Lucas Bonetti (UNICAMP): “A trilha musical de Moacir Santos para Jungle Erotic (1970)”
- Jocimar Dias Jr (UFF): “Theo Angelopoulos: silêncio e ritornelo nas fronteiras dos Balcãs”
tarde
14:30 – 16:15: Aspectos históricos e estéticos do som no cinema
- Joice Scavone (FACHA): “O não-sincronismo em performances musicais no cinema brasileiro”
- Fabiano Pereira (UAM): “Efeitos sonoros: paradoxo histórico”
- Fernando Aranha (PUC-RJ): “O deisgn e o som no cinema”.
16:30 – 18:30: Tecnologia e novas mídias (videogames)
- Claudia Holanda (UFRJ): “Mapas sonoros: seus usos e níveis de interação”
- Magno Caliman (UNIRIO): “Código enquanto potência poética na produção audiovisual”
- Schneider Souza (PPGCom - UFF): “Áudio para games e contextualização histórica: uma proposta de cronologia alternativa para a Game Music”
- Vicente Reis (UFRB - UFBA) e Tharcísio Vaz (UFBA): “O papel da imersão nos jogos eletrônicos: Audio Game Breu, um estudo de caso”.
Dia 6 de julho (quinta), manhã
10h – 11:45: Música, som e identidades no audiovisual (TV e cinema)
- Hanna Nolasco (UFBA): “Os Videoclipes e a música na construção narrativa da telenovela Cheias de charme”
- Lourdes Silva (UNISA): “Relações entre música, ficção seriada e identidade”
- Ana Cecília Santos (PUC-SP – IFMT): “Um olhar sobre os objetos mestiços e a estética musical no cinema de ficção”.
tarde
14h – 15:45: Teoria do som e pensamento sonoro na arte contemporânea
- Davi Donato (USP): “A audiovisão e o pensamento sonoro de Michel Chion”
- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “Redes, territórios, circuitos: ativando conceitos a partir de uma proposta de pesquisa audiovisual”
- Ana Lia Rodrigues (UFMT) e Teresinha Prada (UFMT): “Arte do tempo no Espaço: som e Instalações”.
16h – 17:45: Som/Imagem na videoarte
- Analu Cunha (IA-UERJ / EAV- Parque Lage): “Ver, ouvir, dançar”
- Marcelo Wasem (IA- UERJ): “Transdução como invenção entre os campos da partitura e da sonoridade”
- Aline Couri (EBA-UFRJ): “Stan Brakhage: música como equivalente sonoro ao movimento da mente”.
6 de julho às 18h30: Encerramento
Apresentação do pianista Cadu Pereira acompanhando o filme "O aeronauta"(The Ballonatic), de Buster Keaton e Edward Cline. EUA, 1923, 21.
Lançamento de livros.
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos
______________________________________________
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Configurado por André Luiz Bufoni