A Coordenação Geral e Comissão Organizadora do 20° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ anunciam o resultado final da avaliação dos trabalhos submetidos ao evento nas áreas de Educação Musical, Etnomusicologia e Etnografia, Musicologia Histórica, Composição, Análise Musical, Cognição Musical, Sonologia, Filosofia da Música e Práticas Interpretativas. De um total 44 submissões, avaliadas por intermédio do Open Conference Systems (OCS) por 78 pareceristas das diversas regiões do país e do exterior em sistema de avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review), foram aprovados 39 trabalhos: Adriano Maraucci Rea, “Àsé & music: do domínio acústico da cultura, uma densa presença incorporada” Amana da Veiga Santos, “A Nobreza está entre Nós: Tia Mica, Ogã e Chefe do Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda” Amanda Amorim de Souza, “Vi a poesia passar: Uma edição crítica de uma obra manuscrita de Lycia de Biase Bidart” Ana Laurinda Oliveira Gomes e Jonatha Maximiniano do Carmo, “O ensino de Trompa e sua relação com o desenvolvimento cognitivo de crianças de 7 a 11 anos” Ana Miccolis, “Estratégias aplicadas no planejamento composicional para evidenciar comportamentos fractais sistêmicos” Ana Miccolis, “Modelagem de perfil especificada com gradação de dissonâncias” Ariane Isabel Petri, “Elementos organicistas nas Variações Goldberg de J. S. Bach” Bernardo Gimenes Fantini, “Compositora de Aruanda: a história e a música do Ilê de Boiadeiro” Bruno Boechat Roberty, “Entrevista, avaliação e medição da voz infantil: investigação de aplicativos voltados para a análise do desenvolvimento vocal” Cláudio Bezz, “A Voz-paisagem na Poética Eletroacústica” Danielly de Souza Silva e Maria José Chevitarese de Souza Lima, “O regente e a partitura: o estudo da obra e a fidelidade ao texto musical” Elber Ramos Bonfim, “Clubes e Sociedades Musicais no Brasil dos oitocentos – tensões e representatividades” Fábio do Carmo de Sá e Marcelo Oliveira Verzoni, “Francisco Braga regente” Fábio do Carmo de Sá, “Francisco Braga e o Asylo de Meninos Desvalidos” Flavio Augusto Borges Oliveira, “Aspectos cognitivos da performance pianística em música de câmara: empatia x comunicação emocional” Flavio Augusto Borges Oliveira, “O papel da música de câmara no processo de construção do conhecimento: um olhar voltado para as habilidades pianísticas” Flávio Garcia da Silva, “A música metal e a extrema direita: uma etnografia da atual ‘cena Metal’ de Belo Horizonte” Gabriel Silva Arruda, “O caráter estrutural da precariedade laboral dos trabalhadores cultura: um estudo com sambistas em Belo Horizonte – MG” Helena Nagagata e Fabio Adour, “Guitarra e Idiomatismo no Metal da última década” Igor Cavalcante de Sá, “Dificuldades e estratégias para aplicação de uma metodologia de pesquisa-ação participativa em um grupo de tradição oral do nordeste do Brasil” Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves e Irving Webster Alves Façanha, “A trajetória musical de Luigi Maria Smido no Brasil (1890-1930)” João Gabriel Caldeira Pires Ferrari, “Gestos: representação, imaginação e expressão” Junia Canton Rocha, Betânia Parizzi e Oiliam Lanna, “Obras inspiradas e dedicadas à infância de Almeida Prado: contribuições à pedagogia pianística” Lenilce da Silva Reis Santana e José Davison da Silva Júnior, “Desenvolvimento musical de crianças autistas com Transtorno do Neurossensorial na educação musical” Liduino José Pitombeira de Oliveira, “Planejamento Composicional Difuso” Liduino José Pitombeira de Oliveira, Gustavo Delgado Rolim e Vinicius Ramos Braga, “Planejamento composicional de duas obras para quinteto de metais a partir da modelagem de perfil hindemithiano” Lílian Oliveira Sales de Souza, “A voz que vem da raiz: um olhar sobre a trajetória da formação musical de Milton Nascimento” Maíra dos Santos Jaber, “A performance vocal sob uma perspectiva neurocognitiva: um estudo preliminar” Marcelo Portela Nunes, “A difusão da música de J. S. Bach no Rio de Janeiro do século XIX” Maria Teresa de Souza Neves, Marina Freire, Marina Freire, Betânia Parizzi e Betânia Parizzi, “Tocando do jeito delas: o piano como instrumento musicalizador de crianças com transtorno do espectro do autismo” Marina Marcon Moreira, “Composição Musical através dos Efeitos Sonoros - Estudo de caso em Era uma vez no Oeste (1968) e Gravidade (2013)” Nicolas Souza Barros e Gabriel Lucena Cavalcanti de Albuquerque, “Música Funcional: conceitualização” Pablo Garcia da Costa, “Convergência e mediação de saberes na prática do Choro” Ricardo Augusto Brandão, “A validade e os limites do conceito de “rítmica aditiva” aplicado à música brasileira” Rodrigo Balthar Furman e Patricia Ferreira Salcides, “Compondo com Raios Cósmicos: utilizando o fenômeno físico para modelagem composicional” Samuel da Silva, “A mousiké para além dos gregos: tensões e distensões entre a oralidade e literacia” Silviane Paiva de Noronha e Fabio Adour, “Pensando representação e harmonia na Sanfona” Simone Miranda Simões Grundner, “A importância da oralidade e da história oral na internacionalização da capoeira” Simone Miranda Simões Grundner, “O papel da música na internacionalização da capoeira” Informações detalhadas sobre o 20° Colóquio de Pesquisa PPGM-UFRJ, como programação geral e links de acesso para o evento, que ocorre inteiramente por via remota entre os dias 25 e 29 de abril de 2022, serão divulgadas em breve pela organização do evento. |
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