Programa

Clique no link a seguir para visualizar o programa da conferência.
Programação geral da IV JISMA

Programação IV JISMA

 

Segunda-feira, dia 27/5

Oficina: Captação de som para realidade virtual, com Caio César Loures (Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ)

Horário: 14h às 18h.

Local: Salão Moniz Aragão, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

 

18h30: Filme Vizinhos vigilantes (Neighbors), Buster Keaton, EUA, 1921 (18 min), com acompanhamento de Cadu Pereira ao piano.

19h: Concerto da UFRJazz com projeções de vídeo.

Local: Salão Pedro Calmon, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

 

Terça-feira, dia 28/5

Local: Salão Pedro Calmon, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

9h: Mídias sonoras, cinema e intermidialidade.  Coordenação: Aline Couri (EBA- UFRJ).

- Artur Seidel (PPGCom – UFRJ): “O fonautógrafo como objeto arqueológico: extratos da racionalização do som no século XIX”.

- Rafael de Luna (PPGCine-UFF): “Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil.”

- Leonam Dalla Vecchia /Wagner Dornelles (PPGCom UFF): “Tríplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual.”

 

11h: Som, vídeoarte e videoartistas. Coordenação: Analu Cunha

- Analu Cunha (IA-UERJ): “A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu.”

- Adriano Carvalho Araújo Sousa (PUCSP): “The Clock de Christian Marclay: o cinema plunderfônico, arquivo e dispositivo”.

- Huli de Paula Balász (UFSCar): “Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil

 

14h: Música no cinema brasileiro dos anos 1950 e 1960. Coordenação: Guilherme Maia

- Guilherme Maia (UFBA): “Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950.”

- Lucas Reis (PPGCine – UFF): “Vereda da SalvaçãoO Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960”

- Luíza Alvim (PPGM-UFRJ): “A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar.”

 

16h: Música preexistente no audiovisual e licenciamento.  Coordenação: Leonardo de Marchi (PPGcom - UERJ)

- Geórgia Cynara (UEG): “Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores ‘anônimos’”.

- Márcio Pizzi Oliveira (CEFET-Valença / PPGM - UNIRIO): “O uso de aplicativos de remixagem na criação musical para audiovisual: estratégias de ensino musical colaborativo no CEFET-RJ”.

- Marcus Neves (UFES): “Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World

 

18h: Lançamento de livros

19h: Homenagem à compositora Jocy de Oliveira: lançamento dos livros “Leituras de Jocy” e “Diálogo com Cartas” e roda de conversa com a homenageada e os autores Rodrigo Cicchelli Velloso e Manoel Aranha Corrêa do Lago.

 

Quarta-feira, dia 29/05

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

 

9h: Práticas contemporâneas do som no audiovisual. Coordenação: Luíza Alvim

- Rafael Machado Saldanha/Gustavo Ferreira Santos (PPGCom UERJ): “Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames”

- Guilherme Gurgel (UFF) / Luíza Alvim (PPGM-UFRJ): “O som do Surrealismo nos anos 2000: como a era da Internet reinventou o som de um filme surrealista de 1928.”

- Marina Mapurunga (UFRB/ USP): “Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real.”

 

11h: Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo. Coordenação: Geórgia Cynara

- Natália Marchiori Silva (UFSCar): “O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica”.

- Rebeca Hertzriken (UFF) /Darcy Tenório (UFF) / Luíza Alvim (PPGM – UFRJ): “A fantasia através do som real em La Ciénaga”.

- Luiz Fernando Coutinho (UFSCar): “Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa”

- Bruno César Leal Santos / Georgia Cynara (UEG): “A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em Call Me By Your Name

 

14h: Aspectos teóricos e estéticos do som no audiovisual. Coordenação: Luíza Alvim

- Maurício Monteiro (UFOP/ Cásper Líbero) /Fabiano Pereira (UAM): “3X3D: Manipulações Sonoras”

- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “Som no cinema, som no vídeo”.

- Joice Scavone Costa (PPGCine UFF/ Facha): “A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida.”

 

16h:Processos criativos e audiovisual. Coordenação: Rodolfo Caesar

- Claudio Bezz (PPGM – UFRJ): “Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens.”

- Caio Costa Campos/ José Henrique Padovani (UFMG): “Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa”

- Thiago de Andrade Morandi (PUC Minas)/ Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ): “Processos criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais”

18h: Lançamento de livros

 

Quinta-feira, dia 30/05

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

9h: Gênero/Gender, raça e música no audiovisual e suas práticas. Coordenação: Leonardo Vidigal.

- Jocimar Dias Jr (PPGCine – UFF): “Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952).”

- Daniel Dória (UFPR): “O Pantera Negra Hollywoodiano: uma análise da trilha sonora (2018)”

- Leonardo Vidigal (UFMG): “Teorizando documentários sobre sound-systems”

 

11h: Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema. Coordenação: Fernando Morais da Costa (PPGCine-UFF).

- Márcio Câmara (Unifor): “Entre escolas sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro.”

- Ricardo Maia (Unicap): “O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014).”

- Alexandre Scarpelli (UFSCar): “Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica.”

14h:Som/Imagem. Coordenação: Rodolfo Caesar

- Maria Kauffmann (USP): “Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren.”

- Bernardo Girauta (PPGCom – UFRJ): “La Monte Young e a notação musical.”

- Rodolfo Caesar (PPGM – UFRJ): “Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica.

16h: Rádio, programação e música. Coordenação: Ariane Holzbach (UFF)

- Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê (UFRJ): “Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio”.

- Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê (UFRJ): “Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ”

 

 

 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual - ISSN: 2596-1942