Música preexistente no audiovisual e licenciamento
Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos” | |
Geórgia Cynara Coelho de Souza |
Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World | |
Marcus Vinicius Marvila das Neves |
O som no cinema silencioso: do passado ao presente
O SOM DO SURREALISMO NOS ANOS 2000: COMO A ERA DA INTERNET REINVENTOU O SOM DE UM FILME SURREALISTA DE 1928 | |
Guilherme do Amaral Gurgel |
Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo
O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica | |
Natália Marchiori Silva |
A fantasia através do som diegético em La Ciénaga | |
Rebeca Hertzriken, Darcy Tenorio |
Música no cinema brasileiro dos anos 1960
Vereda da Salvação e O Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960 | |
Lucas Reis Pereira |
Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema brasileiro contemporâneo
O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014) | |
Ricardo César Campos Maia Júnior |
Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica | |
Alexandre Camargo Scarpelli |
Raça e música no audiovisual e suas práticas
O PANTERA NEGRA HOLLYWOODIANO: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA (2018) | |
Daniel Dória |
Teorizando documentários sobre sound-systems | |
LEONARDO ALVARES VIDIGAL |
Som, videoarte e videoartistas
A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu | |
Analu Cunha |
The Clock de Christian Marclay: O Cinema Plunderfônico, Arquivo e Dispositivo | |
Adriano Carvalho Araujo Sousa |
Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil | |
Huli de Paula Balász |
Mídias sonoras e intermidialidade
O FONAUTÓGRAFO COMO OBJETO ARQUEOLÓGICO: EXTRATOS DA RACIONALIZAÇÃO DO SOM NO SÉCULO XIX | |
Artur Seidel Fernandes |
Triplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual | |
Leonam Casagrande Dalla Vecchia, Wagner Dornelles |
Som/Imagem
Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren | |
Maria Kauffmann |
La Monte Young e a Notação Musical | |
Bernardo Mouzinho Girauta |
Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira |
Processos criativos e audiovisual
Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa | |
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani |
Processos Criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais | |
Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiavoni |
Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens | |
Cláudio Bezz |
Resumos expandidos de outros trabalhos apresentados
A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em “Call Me By Your Name” | |
Bruno César Leal Santos, Geórgia Cynara Coelho De Silva |
Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950. | |
Guilherme Maia |
Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames | |
Rafael Machado Saldanha, Gustavo Luiz Ferreira Santos |
3X3D: Manipulações Sonoras | |
Mauricio Mário Monteiro, Fabiano Pereira Souza |
Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio | |
Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê |
Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ | |
Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê |
Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa | |
Luiz Fernando Coutinho |
O Uso De Aplicativos De Remixagem Na Criação Musical Para Audiovisual: Estratégias De Ensino Musical Colaborativo No CEFET-RJ | |
Marcio Oliveira |
Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica. | |
Rodolfo Caesar |
Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro | |
Marcio Elisio Carneiro Camara |
Som no cinema, som no vídeo | |
Alexandre Brasil de Matos Guedes |
A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar | |
Luiza Alvim |
A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida | |
Joice Scavone Costa |
Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952) | |
Jocimar Soares Dias Junior |
Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil | |
Rafael de Luna Freire |

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq