Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Área Temática:
 

Música preexistente no audiovisual e licenciamento

Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores “anônimos” PDF
Geórgia Cynara Coelho de Souza
Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World PDF
Marcus Vinicius Marvila das Neves

O som no cinema silencioso: do passado ao presente

O SOM DO SURREALISMO NOS ANOS 2000: COMO A ERA DA INTERNET REINVENTOU O SOM DE UM FILME SURREALISTA DE 1928 PDF
Guilherme do Amaral Gurgel

Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo

O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica
Natália Marchiori Silva
A fantasia através do som diegético em La Ciénaga PDF
Rebeca Hertzriken, Darcy Tenorio

Música no cinema brasileiro dos anos 1960

Vereda da Salvação e O Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960 PDF
Lucas Reis Pereira

Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema brasileiro contemporâneo

O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014) PDF
Ricardo César Campos Maia Júnior
Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica PDF
Alexandre Camargo Scarpelli

Raça e música no audiovisual e suas práticas

O PANTERA NEGRA HOLLYWOODIANO: UMA ANÁLISE DA TRILHA SONORA (2018) PDF
Daniel Dória
Teorizando documentários sobre sound-systems PDF
LEONARDO ALVARES VIDIGAL

Som, videoarte e videoartistas

A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu PDF
Analu Cunha
The Clock de Christian Marclay: O Cinema Plunderfônico, Arquivo e Dispositivo PDF
Adriano Carvalho Araujo Sousa
Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil PDF
Huli de Paula Balász

Mídias sonoras e intermidialidade

O FONAUTÓGRAFO COMO OBJETO ARQUEOLÓGICO: EXTRATOS DA RACIONALIZAÇÃO DO SOM NO SÉCULO XIX PDF
Artur Seidel Fernandes
Triplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual
Leonam Casagrande Dalla Vecchia, Wagner Dornelles

Som/Imagem

Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren PDF
Maria Kauffmann
La Monte Young e a Notação Musical PDF
Bernardo Mouzinho Girauta
Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real PDF
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Processos criativos e audiovisual

Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa PDF
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani
Processos Criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais PDF
Thiago de Andrade Morandi, Flávio Luiz Schiavoni
Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens PDF
Cláudio Bezz

Resumos expandidos de outros trabalhos apresentados

A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em “Call Me By Your Name”
Bruno César Leal Santos, Geórgia Cynara Coelho De Silva
Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950.
Guilherme Maia
Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames
Rafael Machado Saldanha, Gustavo Luiz Ferreira Santos
3X3D: Manipulações Sonoras
Mauricio Mário Monteiro, Fabiano Pereira Souza
Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio
Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê
Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ
Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê
Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa
Luiz Fernando Coutinho
O Uso De Aplicativos De Remixagem Na Criação Musical Para Audiovisual: Estratégias De Ensino Musical Colaborativo No CEFET-RJ
Marcio Oliveira
Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica.
Rodolfo Caesar
Entre Escolas Sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro
Marcio Elisio Carneiro Camara
Som no cinema, som no vídeo
Alexandre Brasil de Matos Guedes
A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar
Luiza Alvim
A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida
Joice Scavone Costa
Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952)
Jocimar Soares Dias Junior
Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil
Rafael de Luna Freire


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco

Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq