Programação IV JISMA
Segunda-feira, dia 27/5
Oficina: Captação de som para realidade virtual, com Caio César Loures (Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ)
Horário: 14h às 18h.
Local: Salão Moniz Aragão, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.
18h30: Filme Vizinhos vigilantes (Neighbors), Buster Keaton, EUA, 1921 (18 min), com acompanhamento de Cadu Pereira ao piano.
19h: Concerto da UFRJazz com projeções de vídeo.
Local: Salão Pedro Calmon, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.
Terça-feira, dia 28/5
Local: Salão Pedro Calmon, Palácio Universitário da UFRJ, Campus Praia Vermelha.
9h: Mídias sonoras, cinema e intermidialidade. Coordenação: Aline Couri (EBA- UFRJ).
- Artur Seidel (PPGCom – UFRJ): “O fonautógrafo como objeto arqueológico: extratos da racionalização do som no século XIX”.
- Rafael de Luna (PPGCine-UFF): “Gramofonoradiomania: intermidialidade entre cinema, disco e rádio na chegada do filme sonoro ao Brasil.”
- Leonam Dalla Vecchia /Wagner Dornelles (PPGCom UFF): “Tríplice fronteira: estéticas e performances no álbum visual.”
11h: Som, vídeoarte e videoartistas. Coordenação: Analu Cunha
- Analu Cunha (IA-UERJ): “A cadência, a arte, a vida: o ritmo no trabalho de Cadu.”
- Adriano Carvalho Araújo Sousa (PUCSP): “The Clock de Christian Marclay: o cinema plunderfônico, arquivo e dispositivo”.
- Huli de Paula Balász (UFSCar): “Vibrações para além dos cinco sentidos: A escuta intersensorial no filme The Space in Between - Marina Abramović e o Brasil”
14h: Música no cinema brasileiro dos anos 1950 e 1960. Coordenação: Guilherme Maia
- Guilherme Maia (UFBA): “Chanchadas e samba: uma análise do repertório de canções de comédias musicais brasileiras da década de 1950.”
- Lucas Reis (PPGCine – UFF): “Vereda da Salvação e O Desafio: Propostas musicais no cinema brasileiro da década de 1960”
- Luíza Alvim (PPGM-UFRJ): “A música de Villa-Lobos no Cinema Novo brasileiro – panorama preliminar.”
16h: Música preexistente no audiovisual e licenciamento. Coordenação: Leonardo de Marchi (PPGcom - UERJ)
- Geórgia Cynara (UEG): “Licenciamento musical digital: trilhas disponíveis e compositores ‘anônimos’”.
- Márcio Pizzi Oliveira (CEFET-Valença / PPGM - UNIRIO): “O uso de aplicativos de remixagem na criação musical para audiovisual: estratégias de ensino musical colaborativo no CEFET-RJ”.
- Marcus Neves (UFES): “Aplicação da trilha musical no primeiro episódio da temporada inaugural de The end of the F***ing World”
18h: Lançamento de livros
19h: Homenagem à compositora Jocy de Oliveira: lançamento dos livros “Leituras de Jocy” e “Diálogo com Cartas” e roda de conversa com a homenageada e os autores Rodrigo Cicchelli Velloso e Manoel Aranha Corrêa do Lago.
Quarta-feira, dia 29/05
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.
9h: Práticas contemporâneas do som no audiovisual. Coordenação: Luíza Alvim
- Rafael Machado Saldanha/Gustavo Ferreira Santos (PPGCom UERJ): “Imersão sonora em Grand Theft Auto: rádio e personalização musical na playlist de videogames”
- Guilherme Gurgel (UFF) / Luíza Alvim (PPGM-UFRJ): “O som do Surrealismo nos anos 2000: como a era da Internet reinventou o som de um filme surrealista de 1928.”
- Marina Mapurunga (UFRB/ USP): “Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real.”
11h: Música e sonoridades no cinema moderno e contemporâneo. Coordenação: Geórgia Cynara
- Natália Marchiori Silva (UFSCar): “O uso sonoro de Chantal Akerman: As sensações de claustrofobia doméstica”.
- Rebeca Hertzriken (UFF) /Darcy Tenório (UFF) / Luíza Alvim (PPGM – UFRJ): “A fantasia através do som real em La Ciénaga”.
- Luiz Fernando Coutinho (UFSCar): “Músicas cabo-verdianas no cinema de Pedro Costa”
- Bruno César Leal Santos / Georgia Cynara (UEG): “A intersecção da trilha musical com a perspectiva emocional dos personagens em Call Me By Your Name”
14h: Aspectos teóricos e estéticos do som no audiovisual. Coordenação: Luíza Alvim
- Maurício Monteiro (UFOP/ Cásper Líbero) /Fabiano Pereira (UAM): “3X3D: Manipulações Sonoras”
- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “Som no cinema, som no vídeo”.
- Joice Scavone Costa (PPGCine UFF/ Facha): “A fabulação dos elementos sonoros em Doce Amianto e Projeto Flórida.”
16h:Processos criativos e audiovisual. Coordenação: Rodolfo Caesar
- Claudio Bezz (PPGM – UFRJ): “Jean-Luc Godard sob a ótica da prática eletroacústica: ouvindo as imagens.”
- Caio Costa Campos/ José Henrique Padovani (UFMG): “Música-imagem-interação: reflexões a partir de uma experiência de criação audiovisual interativa”
- Thiago de Andrade Morandi (PUC Minas)/ Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ): “Processos criativos de foley, soundscape e música ubíqua em produções audiovisuais”
18h: Lançamento de livros
Quinta-feira, dia 30/05
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.
9h: Gênero/Gender, raça e música no audiovisual e suas práticas. Coordenação: Leonardo Vidigal.
- Jocimar Dias Jr (PPGCine – UFF): “Número musical queer e o “trabalho gay” de Watson Macedo em É fogo na roupa (1952).”
- Daniel Dória (UFPR): “O Pantera Negra Hollywoodiano: uma análise da trilha sonora (2018)”
- Leonardo Vidigal (UFMG): “Teorizando documentários sobre sound-systems”
11h: Estilos, gêneros cinematográficos e som no cinema. Coordenação: Fernando Morais da Costa (PPGCine-UFF).
- Márcio Câmara (Unifor): “Entre escolas sonoras - a influência das escolas americana e francesa na sonoridade do cinema brasileiro.”
- Ricardo Maia (Unicap): “O sinfônico no cinema nacional nos filmes Em Trânsito (2013) e Brasil S/A (2014).”
- Alexandre Scarpelli (UFSCar): “Alienígenas: som, silêncio e música em dois curtas-metragens brasileiros de ficção científica.”
14h:Som/Imagem. Coordenação: Rodolfo Caesar
- Maria Kauffmann (USP): “Dots e Loops: a gênese do som animado na obra de Norman McLaren.”
- Bernardo Girauta (PPGCom – UFRJ): “La Monte Young e a notação musical.”
- Rodolfo Caesar (PPGM – UFRJ): “Pode haver uma ‘primazia' da escuta? Considerações sobre o fundamento maior da estética eletroacústica.
16h: Rádio, programação e música. Coordenação: Ariane Holzbach (UFF)
- Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro, Caio Ramos, Eliandra Bussinger, Giovana Kebian, Rodrigo Caê (UFRJ): “Programação de rádios universitárias – Diversidade de abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio”.
- Marcelo Kischinhevsky, Claudia Góes, Gustavo Ferreira, Artur Seidel, Liana Monteiro, Rodrigo Caê (UFRJ): “Construindo a programação musical de uma emissora universitária – O caso da Rádio UFRJ”

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq