RECITAIS-CONFERÊNCIA
1.1– O trabalho submetido nessa modalidade deverá consistir como trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deverá estar relacionado ao recital e explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente, e as conclusões obtidas. Cada recital-conferência terá a duração de 50 minutos, sendo 30 minutos para a apresentação de recital, seguidos de 20 minutos de conferência. Essa produção deve estar vinculada a reflexões teóricas e práticas, em que se explicite a gênese e os procedimentos de construção do conhecimento artístico, bem como os pressupostos que o sustentam.
1.2 – O candidato deverá submeter nessa modalidade um resumo de até 8 linhas e uma gravação em formato mp3 de uma das obras a serem apresentadas.
1.3 – Cada proposta será avaliada por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 12.
1.3.1 – Qualidade da performance/composição
Aspectos a serem considerados: acuidade da performance, pertinência das escolhas interpretativas e competência técnica, precisão e clareza na comunicação dos elementos constitutivos da obra (partitura, legendas, instruções de execução e difusão etc.).
1.3.2 – Adequação da proposta ao I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA
Aspectos a serem considerados: vinculação a linha de pesquisa e/ou projeto de pesquisa; relação da proposta com a pesquisa e a pós-graduação em música.
1.3.3 – Ineditismo da proposta
Aspectos a serem considerados: ineditismo da proposta; ineditismo da(s) obra(s); frequência com que a(s) obra(s) é(são) executada(s) no Brasil.
1.3.4 – Qualidade do material enviado
Aspectos a serem considerados: adequação à chamada de trabalhos; clareza e consistência da proposta; qualidade da gravação.
![]() |
![]() |
ARTIGOS
3.1 – Nesta modalidade, serão selecionadas Comunicações em forma de artigos, não presenciais, e que constarão dos Anais do Simpósio, em formato on-line.
3.2 – O artigo submetido nessa modalidade deverá consistir como trabalho originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deverá explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente, e as conclusões obtidas. Essa produção deve estar vinculada a reflexões teóricas e práticas, em que se explicite a gênese e os procedimentos de construção do conhecimento artístico, bem como os pressupostos que o sustentam.
3.2.1 – O candidato deverá submeter nessa modalidade o artigo na íntegra, de acordo com as normas do I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA.
3.2.2 – Cada proposta será avaliada por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 12.
3.2.3 – Adequação da proposta ao I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA
Aspectos a serem considerados: vinculação a linha de pesquisa e/ou projeto de pesquisa; relação da proposta com a pesquisa e a pós-graduação em música.
3.3 – Cada proposta será avaliada por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. A pontuação de corte é 12.
![]() |
![]() |

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq