Visão Geral

APRESENTAÇÃO

O LEPIDEFE (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar) vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ) e o GEPEC (Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF-UFRN), estão organizando o 1º Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva.

Este Congresso, que será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2018, na EEFD-UFRJ, é um evento de abrangência nacional que reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior e demais participantes interessados/as na temática Educação Física escolar e Inclusão possibilitando reflexão e profícua discussão sobre questões que permeiam tais temáticas.

A ideia é realizar um evento bianual sediado em cada universidade de modo a refletirmos tais questões dialogando com a realidade vivenciada na UFRJ e na UFRN e os desdobramentos dessas práticas.

Tal evento busca compartilhar experiências oriundas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão vivenciadas no âmbito educacional, tanto no campo acadêmico quanto na Educação Básica, e pretende fortalecer o movimento de professores/as e pesquisadores/as da Educação que atuam nas áreas de conhecimento relacionadas à perspectiva inclusiva.

Processos dialéticos de inclusão/exclusão se apresentam cotidianamente no âmbito educacional, infelizmente, muitas vezes mais excludentes que inclusivos. Discussões envolvendo gênero, fracasso escolar, sexualidade, deficiências, transtornos, aspectos geracionais, relações étnico-raciais, classe social, religiosidade e outras peculiaridades e necessidades específicas relacionadas aos processos de inclusão/exclusão na formação/ação docente são alvo de nossas preocupações e particularmente desse evento.

Dessa forma, serão acolhidos trabalhos que tratam dessas temáticas citadas, entendendo as diferenças em seus múltiplos sentidos, que produzem e são produzidas nos processos inclusivos/excludentes. Nesse sentido, este Congresso busca ser o espaço de socializar experiências relacionadas a essas questões, buscando potencializar o papel da escola e fomentar reflexões e discussões envolvendo as diferenças presentes de modo a promover a participação ativa de todas/os estudantes, a fim de atender as premências atuais frente à inclusão na perspectiva democrática de Educação.

Como compreendemos inclusão como um conceito amplo, dinâmico, polissêmico e dialético, isso nos permite um olhar abrangente aos direitos humanos e sociais, numa perspectiva que não pretende guetizar pessoas por suas características físicas, psíquicas, cognitivas, sociais, culturais, religiosas, étnicas ou quaisquer outras, que historicamente são rotuladas como inferiores e excluídas por tal razão.

O evento inclui mesas redondas compostas por professoras/es de destaque que possuam ampla experiência na área, apresentações de trabalhos (comunicação oral e pôster) e oficinas relacionadas ao tema, além de se constituir em espaço para construção colaborativa de propostas inclusivas por parte dos/as participantes.

Por fim, mas não menos importante, este evento é GRATUITO como forma de resistência por uma Universidade de fato pública, gratuita, crítica, autônoma e socialmente referenciada. Queremos, com esse evento de Extensão, fortalecer nossa luta cotidiana por uma Educação sem boleto!

Esperamos vocês na UFRJ!

Abraços fraternos, Michele Fonseca e Maria Aparecida Dias

Coordenação geral do evento



Licença Creative Commons
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Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco

Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq