Eixo de Trabalho: Educação Básica
Processos de inclusão/exclusão: olhares sobre a Educação Física escolar | |
Luiza Fagundes Cardozo |
DO DIAGNÓSTICO À INCLUSÃO: O CAMINHO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Carolina Telhado Duarte |
GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Baptista Mousinho Lins |
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA | |
Bruno dos Santos Del Esposti |
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Gabriel Vighini Garozzi, José Francisco Chicon |
TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | |
Breno Felipe Régolo da Silva, Sophia França da Cruz, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro |
“DESATANDO OS NÓS”: DA SALA DE AULA À QUADRA DA ESCOLA UMA PROPOSTA INCLUSIVA | |
Jonathan Fernandes de Aguiar, Maria Vitória Campos Mamede Maia |
Educação Física Escolar e inclusão de alunos surdos: relatando experiências do cotidiano | |
Juliana Eiras |
Deficiência Múltipla e Educação Física: publicações no Congresso Internacional de Ciências do Esporte | |
Rodrigo Peixoto, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Ana Patrícia Silva, Gabriela Aragão Souza de Oliveira, Janaína da Silva Oliveira, Márcia Miranda, Camila Muniz Capilupi |
DESMISTIFICANDO A IDENTIDADE DE GÊNERO E AS PRÁTICAS SEXISTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Bruno Piedade De Souza |
A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES CURRICULARES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Vitor Pereira Rodrigues Ferreira, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | |
Camila Muniz Capilupi, Ana Patricia Silva, Gabriela Aragão Oliveira, Janaína Silva Ferreira, Marcia Miranda |
O FUNK COMO INSTRUMENTO POTENCIAL DE RECONHECIMENTO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL | |
Lucimar Sant´Anna de Brito Passos |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TEA: ENTRELAÇOS PARA A INCLUSÃO | |
Bruna Nogueira Pereira, José Ricardo da Silva Ramos |
A cultura corporal na Educação Física escolar: Relato de aulas de capoeira | |
Beatriz Pereira De Souza, Fabianna Ramos |
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE | |
Ana Carla Leocadio de Magalhães, Jaldomir Francisco da Silva Miranda, Isabela Cristina Sines Pires |
GESTORAS ESCOLARES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO POMBA - MG | |
Bruna Medina de Souza, Sarah Carolina Lopes, Priscila Gonçalves Soares, Kátia Josiany Segheto |
COPA NA MORAL: RESSIGNIFICANDO AS DIFERENÇAS | |
Felipe Guaraciaba Formoso |
TENSIONANDO O DISPOSITIVO DA HETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Leandro Teofilo de Brito |
O Parkour como prática alternativa na Educação Física Escolar | |
Isabela Cristina Sines Pires |
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS | |
Ana Paula da Silva Santos |
INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO | |
Juliana Assis Oliveira, Mariana Amarante Rocha, Bruna Gomes Carvalho, Alysson Daniel Carvalho |
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMAGINÁRIO DE ALUNOS E ALUNAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E ESTRATÉGIAS PARA TORNÁ-LAS INCLUSIVAS | |
Luiz Gustavo Macedo Melo, Hugo Barreto Facundo Castro e Silva |
HUKA-HUKA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | |
Roberta Gomes da Silva, Tatianne Filgueira da Nóbrega, July Roberta Amorim |
O EVENTO DE LÁ PRA CÁ COMO ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA | |
danielle Pimentel fernandes, Gabriel de Sousa Vandelli Carneiro, Danielle Machado Vasconcellos, Renato Sarti |
Obesidade Infantil e sua abordagem na Educação Física escolar | |
Caroline da Costa Falagan |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LUTAS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Mariana Peres, Raquel Ludovino, Mariana Albuquerque, Michele Fonseca |
PRECONCEITO DE GÊNERO E INFLUÊNCIA NA EVASÃO DE MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Livia Silva Fernandes |
Educação Física Escolar e Transtorno do Espectro Autista: Uma análise das publicações de 2007 a 2017 | |
Victor Gonçalves de Oliveira Barreto |
EFD BAIXADA: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE | |
Cassia Barbosa da Costa, Caroline Cattan, danielle pimentel fernandes, Renato Sarti |
CAPOEIRA ANGOLA: “A GUERRILHA AFRICANA” NA ESCOLA PÚBLICA | |
Bruno Rodolfo Martins |
A Educação Física, sua articulação histórica com o mundo do trabalho e alternativas para o ensino médio integrado. | |
Guilherme de souza Marques |
AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PARCERIA DISCENTE/DOCENTE | |
Elizabeth Rodrigues de Oliveira Pereira |
Eixo de Trabalho: Ensino Superior
CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DOS FUTUROS DOCENTES | |
Vanessa Vieira Da Silva Sousa, Carolina Dantas Barreto |
Percepção dos alunos com deficiência sobre o processo inclusão na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro | |
Aryanne Holanda Leal |
A PRÁTICA DE ENSINO COMO MODELADORA DO CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA | |
Taynara Xavier Cruz, Joanito Niquini Rosa Junior |
Um Projeto Esportivo Na Formação Acadêmica Humanizada: Projeto APABB-UFRN | |
Abraão Lincoln Andrade |
Eixo de Trabalho: Formação inicial de professores/as
PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUINDO PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS | |
Matheus Dantas de Lucena |
OS ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO NA BRINCADEIRA | |
José Francisco Chicon, Gabriel Vighini Garozzi, Ivone Martins de Oliveira, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
A AÇÃO MEDIADORA DO EDUCADOR NA BRINCADEIRA DA CRIANÇA COM AUTISMO | |
Rayanne Rodrigues de Freitas, José Francisco Chicon, Ivone Martins de Oliveira |
EDUCAÇÃO FÍSICA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL | |
Renata Loiza Alcântara Soares, Anderson Paulo Silva da Fonseca |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE OS CONCEITOS DE DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO | |
Marcio Rodrigues José |
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Mariane de Almeida Bahiana |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO ACERCA DO BULYING EM TORCIDAS UNIVERSITÁRIAS | |
Monique Corte de Vasconcellos, Michele Pereira de Sousa da Fonseca |
PASSADO E PRESENTE DO EGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO BOLSISTA PIBID | |
Dinah Vasconcellos Terra |
Eixo de Trabalho: Formação continuada de professores/as
PROJETO DE EXTENSÃO CORPOS EM DEBATE: (RE)CRIANDO CAMINHOS ENTRE A DOCÊNCIA E A DISCÊNCIA. | |
ISABELE FERREIRA SANTOS, Juliana Alves Sorrilha Monteiro, Simone Freitas Chaves |
DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO CORPO SENTIDO AO CORPO VIVIDO | |
Sára Maria Pinheiro Peixoto |
VIVENCIANDO A INCLUSÃO: CONSTRUINDO NOVAS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA |
PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA IDOSOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Jeane moraes lourenço |
Ressignificando as práticas da Educação Física escolar por meio da criação/recriação de jogos: uma experiência na formação continuada | |
Alexandre Carvalho da Silva, Leandro Teófilo de Brito |
OFICINA DE BOCHA ADAPTADA: AMPLIANDO A INTERVENÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Bruna Nogueira Pereira, Elionai Ribeiro Almeida Dias, Luciana Merath de Medeiros, Márcia da Silva Campeão |
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES DO CORPO E NATUREZA | |
Roberta Carollo Salgado |
Eixo de Trabalho: Outras ações educacionais
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA PARA PESSOAS COM HIV/AIDS | |
Lúcio dos Santos Inácio |
PROJETO VITALIDADE: A INCLUSÃO DE IDOSOS POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA | |
Josemara Pessanha |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO | |
Ingrid Rosa Carvalho, Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Géssika Alves Dos Santos |
O MEU CORPO SOU EU? – NARRATIVAS DE CADEIRANTES SOBRE A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SUA IMAGEM CORPORAL | |
CARLA BORGES DE ANDRADE, Miguel Angel García Bordas |
Pedagogias Humanistas para Inclusão de Crianças com Autismo | |
Anderson Alves Silva, Larissa Giuseppe Ferreira Melo |
O USO DO PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO (PEP-R) PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Melissa de Lima Macedo |
PERCEPÇÃO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS EXTRACLASSE PARA AS ATIVIDADES ESCOLARES | |
Eduarda Gelsdorf Seckler, Luciana Erina Palma Viana |
Yoga e Meditação como ferramentas na Educação Física Escolar | |
Andréia Laurita Vieira, Joana Freitas |

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq